Logo O POVO+
Um futuro de excelência, que tal?
Opinião

Um futuro de excelência, que tal?

Edição Impressa
Tipo Notícia
Que tal termos uma rede de instituições de ensino superior, pública e privada, e de escolas profissionalizantes integradas e alinhadas para resolver os problemas da sociedade e a formar cidadãos para a era do conhecimento?

 

Que tal termos uma visão preventiva de saúde, em que os cidadãos apresentem um bom estado geral a partir da valorização do esporte e da boa alimentação, usando para isso espaços públicos como escolas, centros comunitários, parques, praças etc.

 

Que tal termos uma integração digital total dos municípios cearenses com todas as regiões do mundo a partir da integração entre o Cinturão Digital e os cabos submarinos que chegam a Fortaleza? E uma matriz energética baseada em energias alternativas oriundas de várias fontes (sol, vento, maré, ondas) distribuídas igualitariamente para todas as cidades do Ceará?

 

Que tal termos a garantia de água potável e esgotamento sanitário para todos os cidadãos cearenses a partir do uso de inovações tecnológicas e gestão eficiente dos recursos? E um estado integrado por terra, mar e ar, tornando-se um grande hub logístico que interligue o Brasil com o restante do mundo?

 

Que tal sermos um estado com uma forte cultura de paz, em que a tolerância seja o mote e o diálogo o caminho? E ao mesmo tempo sermos um estado com uma riqueza bem distribuída, tanto social quanto espacialmente?

 

Tudo isso é possível a partir do que está se pensando em construir para o Ceará até 2050. Um Estado com excelência em qualidade de vida e bem estar para os cearenses considerando os aspectos econômicos, sociais, ambientais e territoriais, tendo como base o aumento da produtividade, a inovação em todos os seus aspectos, a formação de instituições fortes e duradouras e, principalmente, a criação de uma governança compartilhada entre o governo, a iniciativa privada, a academia e a sociedade civil.

 

Temos uma oportunidade única a partir do que vem sendo discutido e construído na Plataforma Ceará 2050. Planejar um território a longo prazo, como o Ceará está fazendo, é sem dúvida o caminho para atingirmos um futuro que parece tão utópico. Se engaje! Participe! Acompanhe! O futuro é hoje.

 

Barros Neto

barrosneto@gmail.com

Coordenador Geral da Plataforma Ceará 2050

O que você achou desse conteúdo?