Logo O POVO+
Por que investir em negócios de impacto?
Opinião

Por que investir em negócios de impacto?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sócio fundador da Investidora de Impacto in3citi, Haroldo Rodrigues (Foto: Camila Almeida)
Foto: Camila Almeida Sócio fundador da Investidora de Impacto in3citi, Haroldo Rodrigues

Bastante comuns nos Estados Unidos e na Europa, os chamados investimentos de impacto aos poucos começam a ganhar espaço no Brasil. A proposta é garantir retorno das aplicações e, ao mesmo tempo, fomentar projetos voltados para a melhoria das condições de vida da população — por exemplo, estímulo à reciclagem, instalação de placas de energia solar na casa de famílias e até mitigação das dores dos deslocamentos diários das pessoas de baixa renda.

O investimento de impacto é uma prática muito específica. Apenas se investe em empresas/startups cujos produtos ou serviços intencionalmente contribuem positivamente para a sociedade. Mas, o mais importante é que esse impacto deve ser mensurável.

Pioneira do setor no Ceará, a in3citi, empresa B certificada, investe em startups de tecnologia, usando capital semente, que desenvolvem soluções para os problemas que atingem a baixa renda nos adensamentos urbanos. Fundada em 2017, a gestora termina o seu primeiro ciclo de investimento apresentando a startup Nina.

A Nina é uma plataforma digital que nasce para mapear e denunciar os casos de assédio sexual que acontecem diariamente no transporte público. Lembrando, a violência contra a mulher é uma tragédia mundial.

De forma ousada, o poder público municipal de Fortaleza definiu o combate ao assédio sexual como política pública estratégica, ambiente propício para tornar a Capital o laboratório social necessário para validação da proposta de valor da Nina. Vejam aqui um bom exemplo onde uma política pública social induz investimentos em negócios de impacto facilmente mensurável com um modelo de negócio capaz de tornar a startup sustentável.

No caso da Nina, a característica do investimento foi a solução de um problema social, isso faz com que o retorno financeiro fique abaixo de investimentos mais agressivos. Por outro lado, os indicadores sociais obtidos são facilmente mensuráveis e poderão ser traduzidos como retorno sobre investimentos. Isso é uma inovação de impacto!

Investimento em negócios de impacto só é possível quando há uma confiança construída junto aos parceiros envolvidos e a vontade de mudar o mundo é o que une todos. n

O que você achou desse conteúdo?