Logo O POVO+
E meu troco?
Opinião

E meu troco?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ismael Braz Torres
Assessor Jurídico do Decon-CE
 (Foto: Ismael Braz Torres)
Foto: Ismael Braz Torres Ismael Braz Torres Assessor Jurídico do Decon-CE

É difícil vermos no comércio moedas de um centavo, o que provoca atritos entre consumidor e o fornecedor que, para tornar os preços mais atraentes, oferta valores como R$ 1,99. Porém, na hora do troco, as moedas não surgem e a quantia é arredondada para cima, sendo ignorada pelo caixa, ou a diferença vira um bombom.

O consumidor pode e deve exigir o troco, pois os estabelecimentos comerciais têm de fornecê-lo integralmente. Parece besteira, mas imaginemos um local onde centenas de pessoas compram todos os dias e não recebem todo o troco. Não é exagero dizer que os centavos dessa prática chegam a totalizar, por ano, milhares de reais não declarados à Secretaria da Fazenda, pois não são registrados em documentos fiscais.

Para o Código de Defesa do Consumidor, a prática é ilegal e abusiva. Ela pode também configurar enriquecimento ilícito e, ainda, venda casada: o consumidor quer um produto e, devido à falta de troco, é obrigado a levar mais outro.

Se não puder dar o troco exato, o fornecedor de produto e serviço deve prestá-lo a mais do que o cidadão realmente faz jus, e não a menos, como comumente é realizado. Isso porque o consumidor, além de financeiramente vulnerável, não é obrigado a suportar ônus ao qual não deu causa, principalmente quando decorrer de oferta da própria loja.

No Ceará, a Lei nº 16.685/2018 obriga a entrega integral do troco. A lei prevê que, se o fornecedor não tiver como garantir o troco exato, deve arredondar o valor beneficiando o consumidor. Além disso, a legislação determina a existência de placa informativa em local visível do caixa com a frase: "É direito do consumidor receber o troco na forma integral".

A lei necessita de regulamentação que facilite a aplicabilidade do aviso, prevendo um padrão para a placa com formato, tamanho e fonte. Pensando nisso, o Decon oficiou a Procuradoria Geral do Estado sugerindo a normatização.

A falta de previsão na Lei estadual não invalida a prestação do valor total do troco. O fornecedor deve ter a quantia necessária para repasse do troco exato. Sendo este inviável, que seja prestado em valor superior ao qual o consumidor tem direito. 

 

O que você achou desse conteúdo?