Logo O POVO+
Penso, logo existo
Opinião

Penso, logo existo

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Emmanuel Furtado
Desembargador do TRT e professor da UFC  (Foto: Acervo Pessoal)
Foto: Acervo Pessoal Emmanuel Furtado Desembargador do TRT e professor da UFC

René Descartes, filósofo, matemático e físico francês (Séc. XVII), é o autor da frase que intitula este artigo, a qual, no latim original, dir-se-ia: Ego cogito ergo sum. O homo sapiens sapiens, intuindo seu poder de raciocinar, deduz que existem outros seres vegetais e animais que não podem deliberar sobre suas condutas. A condição humana, diz a Sociologia, o faz viver em sociedade. Cito Aristóteles: O homem solitário é uma besta ou um deus. O mesmo Aristóteles, em sua obra "Ética a Nicômaco", dá notícia que ética e felicidade humana estão umbilicalmente ligadas. E por que menciono Ética? Por ser apenas um dos ramos da Filosofia que reflete sobre a essência dos princípios, valores e problemas morais, como a finalidade e sentido da vida humana e obrigações e deveres humanos.

Filosofia, Sociologia e Direito não se confundem, mas lógico que os dois primeiros saberes têm crucial importância sobre a ciência do Direito, não sendo absurdidade afirmar que a Filosofia primeva serviu de respaldo para muitas descobertas das ciências naturais e exatas, quanto mais para as ciências humanas! Basta que se relembre que os grandes juristas da Roma antiga, antes de criarem os institutos jurídicos que há dezenas de séculos são utilizados no mundo ocidental, iam à Grécia se abeberar dos fundamentos filosóficos para, só então, se debruçarem nas ditas construções dos sistemas jurídicos que ainda hoje têm muita influência e aplicabilidade no Direito do Ocidente.

De se mencionar que hoje já se pratica a Filosofia Clínica, que longe de concorrer com a Psicologia, Psiquiatria, ou Psicanálise, ajuda o amigo do saber a responder à célebre pergunta: qual sua filosofia de vida? Ou sua filosofia é não ter filosofia e, ao estilo de Zeca Pagodinho, se agarrar ao refrão "Deixa a vida me levar, vida leva eu"?

Inserindo a História, de se dizer que todos os regimes ditatoriais, a exemplo dos de Hitler, Mussolini, Franco e Salazar, arredaram do sistema educacional os estudos da Filosofia e Sociologia! Qualquer semelhança é mera coincidência ... 

 

O que você achou desse conteúdo?