Logo O POVO+
A vida em sua versão Beta
Opinião

A vida em sua versão Beta

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Gal Kury  
Consultora de marketing e professora universitária  
galkury@galkury.com (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Gal Kury Consultora de marketing e professora universitária galkury@galkury.com

Viver no mundo de hoje não é uma tarefa tranquila. Eu costumo dizer que, às vezes, dormimos com uma certeza e acordamos com uma dúvida ou vice-versa.

Como em um jogo composto por infinitos níveis, todos os dias aparecem novas tarefas. Precisamos ser mais rápidos, mais inteligentes, mais assertivos, mais, mais e mais...

O termo Beta é utilizado para designar uma versão de um software, site, aplicativo, que é disponibilizado para testes, antes de sua liberação para o mercado em geral. E é assim que eu me sinto. Vivendo uma versão Beta que precisa ser testada e aprimorada o tempo todo.

Quando vertemos o foco para as redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea precisamos saber qual é a nova série do momento, trocar o avatar, conhecer o meme do dia, postar, curtir, compartilhar. Estudos comprovam que uma pessoa com acesso a dados móveis ou wi-fi acessa seu smartphone de 150 a 5.000 vezes ao dia! Os brasileiros são campeões com uma média de 5 horas diárias (ComScore 2018).

De acordo com uma pesquisa recente divulgada no LinkedIn, 70% dos funcionários assumem que, quando tiram férias, não se desconectam do trabalho. Os atropelamentos entre jovens aumentaram 50% em NY. O motivo? Estavam de olho vidrado na telinha de celular.

Mas será que precisamos mesmo ser assim? Existem dois novos termos sendo utilizados por estudiosos de comportamento das pessoas que são o Fear of Missing Out (Fomo) e o Joy of Missing Out (Jomo) - em tradução livre: medo de ficar de fora e prazer em ficar de fora, respectivamente. As Fomo são as pessoas que ficam apavoradas se vão para algum lugar sem wi-fi ou sinal de celular e ficam constantemente checando seus telefones. Por outro lado, temos as pessoas Jomo que vem descobrindo o prazer de se "desplugar", voluntariamente, de vez em quando.

Experimente ficar off-line, desligado, desconectado por algumas horas. É um dos maiores luxos que você pode almejar ultimamente. A vida não precisa ser sempre essa corrida sem linha de chegada. 

 

O que você achou desse conteúdo?