Logo O POVO+
A arte de errar com sabedoria
Opinião

A arte de errar com sabedoria

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Carliane Mendes de Oliveira
Psicóloga
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Carliane Mendes de Oliveira Psicóloga

Acredito que dar a volta por cima é errar com sabedoria e tirar lições para seguir em frente. É encontrar na dor uma forma saudável de tirar dela algum proveito. Dentro dos seus limites, sugiro que comece a conversar com a dor, quando sentir que está chegando, se permitia chorar tudo que ela lhe pedir, porém, em seguida questione: Mas por que realmente estou triste e o que está me fazendo chorar? O que fazer quando você parece soterrado e quanto mais mexe, mais afunda? É necessário não confundir disciplina e persistência com tortura e não se deixar perder numa zona de conformismo. É sempre possível se questionar sobre o tipo de relacionamento, profissão e vida tem cultivado. Quanto realmente tem que se torturar para manter tudo como está? Vale a pena? Está feliz? Ao refletir sobre nosso percurso diante da vida, questione suas escolhas, cada mudança de direção nos faz ser exatamente quem somos.

Pergunte-se, em que momento começou a se acostumar com migalhas, que esqueceu seus sonhos, quem é e o que realmente merece. Em que momento se acostumou com migalhas de amor, de amizade, migalhas profissionais, de reconhecimento e de uma vida que poderia ter sido ótima. Percebo que o maior conflito está em desapegar-se de velhas escolhas, como se ao serem deixados de lado estivéssemos traindo a pessoa que um dia fomos e não como um processo natural da evolução humana. A isto, necessito pontuar sobre nossa dificuldade em nos conhecermos profundamente. Por sequer sabermos do que gostamos, o que queremos e nomear nossos sentimentos, introjetamos os sonhos de outros e tomamos atitudes que nem sempre nos parecem coerentes.

Portanto, venho ressaltar que o processo de autoconhecimento permite desligar-se um pouco dessa sociedade e dar voz ao coração, escutando seus anseios. Amar-se e auto cuidar-se. É necessário constância, repetição, hábito... Auto perdão e paciência para aqueles dias em que por algum motivo você não conseguiu colocar em prática seus planos e persistência para não desistir e compreender que amanhã é outro dia, sempre possível de recomeçar. n

 

O que você achou desse conteúdo?