Sexta-feira à noite, aquele desespero controlado que só a proximidade do fim do expediente provoca. Na redação, uma colega divide uma notícia desagradável e eu respondo com um comentário pouco engrandecedor, nada construtivo, embora engraçado. "Só tu mesmo pra me fazer rir numa hora dessas", ela comentou depois da risada.
Engraçado como ouço isso sempre. Escreveu não leu, um comentário feito sem pensar, uma risada e lá vem a mesma frase de novo. Difícil lembrar a primeira vez. Talvez a memória mais antiga tenha sido por volta dos 12 anos. Uma prima chorando por conta de uma bobagem que, pra ela, era como o mundo desabando. Fui sentar ao seu lado para dar aquela força. Quando vi, havia sentado num chiclete e minha bermuda sim ficou uma desgraça. Lá veio a frase: "Só tu mesmo pra me fazer rir numa hora dessas".
E rir das situações mais improváveis tornou-se hábito. Sinceramente, não sei de onde veio isso. Não estou feliz o tempo todo, nem estou feliz sempre que estou rindo. Na verdade, faço um esforço constante pra transparecer seriedade. Me obrigo até! O máximo que consigo é falar menos. Sim, por que se eu falar vai acabar saindo alguma besteira, alguém vai rir e lá vai vir a frase de novo. E rir é uma ótima forma de fugir daquelas dores que a gente quer jogar pra baixo do tapete, prato cheio para o analista.
Não sei, mas é como se qualquer pensamento meu tivesse 33% de bom humor, 33% de cinismo, 33% de criatividade e aquele 1% vagabundo que não quer levar as coisas a sério mesmo. Mas, vamos lá, eu levo muita coisa a sério. Amigos, pessoas, trabalho, compromissos... Mas até esse levar a sério é debochado, cheio de piadinhas infames e palavras de baixo calão. Tanto que, agora, tenho por costume avisar quando é sério e quando não é. Afinal, tem coisa pior do que explicar piada?
E é aí que eu lembro de uma frase atribuída a John Lennon: "me orgulho de ser o palhaço numa época em que as pessoas ditas sérias destroem o mundo em guerras". Bem, estou muito longe de ser um John Lennon, mas posso ser o palhaço se rir for o que você está precisando agora.