Logo O POVO+
HUWC: 60 anos de ensino, pesquisa e assistência
Opinião

HUWC: 60 anos de ensino, pesquisa e assistência

Edição Impressa
Tipo Notícia

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), ao longo das últimas seis décadas, consolidou-se como uma referência nas áreas de ensino, pesquisa e assistência à saúde pública no Ceará, sendo mais do que justas as homenagens realizadas ao longo deste mês de agosto. Além de ajudar na formação de profissionais de primeira linha e contribuir com os aprimoramentos no campo da medicina, a entidade é de supra importância para a implantação do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) - ainda repleto de deficiências -, visando democratizar o atendimento a uma população cada vez mais carente de cuidados.

Ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC), o hospital funciona como espaço para que os alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia possam estagiar, colocando em prática o que aprendem em sala de aula, ao mesmo tempo em que oferecem um retorno à sociedade por meio de seus conhecimentos. Importante ressaltar que estudantes de outras instituições de ensino do Estado e também de todo o País encontram portas abertas para a troca de experiências.

Em 60 anos, a unidade viu sua estrutura crescer rapidamente, com aumento no número de leitos e surgimento de novos serviços, o que permite hoje a realização de cirurgias de alta complexidade, como transplantes renais e hepáticos, dentro de um conceito cada vez mais humanizado de tratamento.

Sem falar na contribuição que é dada em estudos nacionais e também em pesquisas clínicas avançadas. Vacina contra dengue, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), e a detecção de hipercolesterolemia familiar, doença que concentra toda a gordura alguns órgãos do corpo, junto ao Incor (SP), estão entre os estudos realizados.

Como informou a edição do O POVO do último dia 22, o HUWC encerrou o ano de 2018 com 44 pesquisas em andamento. Isso permitiu que ele ficasse em primeiro lugar em maior número de estudos clínicos desenvolvidos do País, entre 40 hospitais universitários geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Exemplos que mostram a relevância do equipamento de saúde e, claro, o peso da responsabilidade que é assumida pela instituição. Por isso a necessidade de nossos governantes garantirem o bom funcionamento do hospital, por meio de uma administração eficiente, e também com o envio de recursos necessários para sua manutenção.

Em julho, foi enviado R$ 1,8 milhão para o HUWC, verba que só é garantida a instituições universitárias que comprovaram o cumprimento das metas de qualidade relacionadas a porte e perfil de atendimento, capacidade de gestão, desenvolvimento de pesquisa e integração. O que só reforça a necessidade de se parabenizar o Hospital Universitário Walter Cantídio não só pelo aniversário, mas também pelo belo trabalho que é colocado em prática. Motivo de orgulho para todos nós cearenses.

O que você achou desse conteúdo?