Todos nós temos um amigo, ou vizinho, ou alguém próximo que está desacreditado da política. O País carrega nos ombros o peso de muitos problemas, um deles perpassa, justamente, pelo desânimo do povo com seus representantes.
Hoje é 1º de outubro, Dia do Vereador. Mais do que comemorar e trocar saudações, a data nos leva a refletir sobre o nosso papel na sociedade. Sou vereador há três mandatos e entendo que somos o ponto de referência dos anseios populares, temos uma responsabilidade social grande, que vai bem além da função de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo.
Vereador, vem do verbo verear: vereda, caminho. A pessoa que anda pela comunidade para vigiar e zelar pelo bem-estar de seus moradores. E, é justamente por isso, por estarmos mais presentes nas comunidades, em contato direto com o povo, recebendo as demandas de cada local e, diariamente, com muito trabalho, nos dedicando para atendê-las através de articulação com os órgãos competentes é que temos o dever de mostrar ao cidadão a verdadeira essência do nosso trabalho.
Acredito que nós, vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza temos o dever de apresentar um trabalho sério e correto, para que a população também acredite na política como uma força transformadora. Esse novo olhar fará com que cada um olhe para si também, para a forma com que se apropria da cidade, principalmente, do cuidado com o espaço público. Exercer a cidadania não se resume a depositar o voto na urna. É preciso fazer política todo dia, toda hora, todo minuto, a cada segundo. Em nosso lar, bairro, escola, em todos os lugares. Só assim, começaremos a construir a consciência de que o espaço público é de todos e deve ser cuidado por todos.
Nesta data, a mensagem que fica é que sempre deve haver doação e entrega, pois a causa é nobre e a sociedade merece a reciprocidade da confiança depositada. Cada vereador pode - e deve dar - como resposta para mudar o cenário atual o trabalho e a dedicação.
Parabéns a todos os vereadores! Que nós sigamos comprometidos com o município e que possamos crescer juntos com a nossa cidade.