Logo O POVO+
Ana Stela Câmara: Como fazer da vida algo de bom
Opinião

Ana Stela Câmara: Como fazer da vida algo de bom

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ana Stela Câmara
Doutora em Direito e professora da Unichristus
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Ana Stela Câmara Doutora em Direito e professora da Unichristus

Há poucos dias, Bert Hellinger despediu-se desta forma de existência. Ele, nascido na Alemanha, em 1925, graduou-se em Filosofia, Teologia e Pegagogia. Após uma experiência de 16 anos como missionário católico, acompanhando os zulus, no Sul da África, chega, empiricamente, à conclusão sobre a existência de três leis que regem a harmonia dos relacionamentos humanos: 1) todos tem o direito de pertencer ao seu sistema/grupo; 2) os que chegaram antes devem ter sua precedência reconhecida pelos demais; e 3) o movimento de dar e receber dentro das relações deve guardar um equilíbrio. Quando, por alguma razão, estas leis são violadas, dá-se início a um processo de desordem nas relações.

Com isto, e, a partir de muitas influências de outras linhas de trabalho - como dinâmica de grupo, psicanálise, terapia primal, análise transacional, hipnoterapia, neurolinguística e terapia familiar -, torna-se psicoterapeuta e funda as bases da constelação familiar.

Seu olhar de não julgamento diante de quem, em algum momento, tem atitudes que ferem as ordens do amor, proporciona um resgate da dignidade humana e promove um ambiente adequado para a autorresponsabilidade, o arrependimento e a mudança, algo valioso no tempo em que vivemos, de grandes dicotomias e de massificação de várias expressões de violência, desde a esfera simbólica até as formas ostensivas.

Dando exemplo de coerência, Hellinger tomou as rédeas da própria vida, fazendo, com ela, algo de bom. Seu legado é incomensurável. São 84 livros escritos, traduzidos para 30 idiomas, em que aborda, sistemicamente, questões existenciais a partir de uma perspectiva que mescla literatura, ciência e espiritualidade (em oposição à visão meramente materialista, não se vinculando a qualquer religião específica).

Suas descobertas já são aplicadas em áreas como a organizacional, a educação e o direito. No Ceará, por exemplo, há projetos de constelações em escolas públicas e também no Poder Judiciário. A Bert, que não via oposição entre vida e morte, fazemos esta homenagem, com votos de que suas lições possam se disseminar cada vez mais. 

O que você achou desse conteúdo?