Logo O POVO+
Eunício Oliveira: O Brasil do Outubro Rosa
Opinião

Eunício Oliveira: O Brasil do Outubro Rosa

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Eunício Oliveira
Presidente do MDB no Ceará
 (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Eunício Oliveira Presidente do MDB no Ceará

Há quase trinta anos, o mundo se mobiliza no mês de outubro em um grande movimento de conscientização para o controle do câncer de mama. O chamado Outubro Rosa vem a cada ano se fortalecendo em visibilidade e importância no contexto da saúde global, primordialmente no que diz respeito ao acesso a diagnóstico e tratamento da doença, com vistas à redução no número de mortes.

De fato, o diagnóstico precoce é o primeiro aliado no combate ao câncer de mama. Existem várias formas de prevenção que auxiliam nesse processo, e acerca delas o Outubro Rosa se apresenta com pertinência. A conscientização para a necessidade de realização de exames é objeto fundamental da campanha. E tais exames começam pelo autoexame das mulheres, passa pelo exame clínico nas mamas, ultrassonografia, ressonância e mamografia.

A lei Nº 12.802/2013 garante às mulheres mastectomizadas o direito de ter suas mamas reconstruídas no mesmo ato cirúrgico mas, infelizmente, o número de reconstruções mamárias nem de longe acompanhou o número de mastectomias realizadas no País dada a precariedade e desconhecimento que ainda existem no Brasil quanto aos direitos das pacientes.

Iniciativas como a do Ministério Público do Ceará, que lançou campanha "Outubro Rosa MPCE" com o intuito de difundir a solidariedade por meio do compartilhamento de histórias de luta contra o câncer de mama nas redes sociais da instituição representam um norte, uma relevante ajuda a milhares de pessoas a partir dos depoimentos de quem já enfrentou a doença ou de quem convive ou conviveu com algum doente. Lições de coragem que serão elementos motivacionais no caminho da cura. Outro grande exemplo é o projeto que oferece gratuitamente tatuagem de auréola em mulheres que tiram a mama, projeto Y Rosa realizado no Rio do Janeiro.

Mas nossa luta deve ser constante para dotar o Estado brasileiro, especialmente o Ceará, de recursos para o custeio da saúde. Precisamos garantir que as unidades hospitalares, em todos os âmbitos da administração pública, tenham condições de ofertar os exames de mamografia necessários de forma gratuita e o tratamento indicado para vencer esse câncer. E nós, homens, temos a responsabilidade de nos envolvermos nessa luta diária. São as vidas de nossas mães, esposas, filhas, amigas, ou de alguém que conhecemos que estão em jogo. 

 

O que você achou desse conteúdo?