Logo O POVO+
Lêda Maria Feitosa Souto: Livros e encantos para o presente infantil
Opinião

Lêda Maria Feitosa Souto: Livros e encantos para o presente infantil

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lêda Maria, colunista do jornal O Povo (Foto: Júlio Caesar/O POVO)
Foto: Júlio Caesar/O POVO Lêda Maria, colunista do jornal O Povo

Preocupações não deviam envolver os pais e professores sobre qual presente escolher para os pequeninos, no Dia da Criança. Ele é encontrado facilmente nas livrarias da cidade, ou mesmo nas casas das famílias como peças raras, mas atraentes. Chama-se livro, um instrumento precioso para todas as idades.

"O livro é o brinquedo mais encantador". Fomos encontrar essa definição no livro Código Aberto: autobiografia colaborativa, de Flávio Paiva. Ela é bem apropriada, correta para enriquecer nossa opinião. Que aconteceria se os pais, os padrinhos e os avós concordassem com isso? A literatura sugere sempre passeios, viagens, situações imagináveis para a produção dos sonhos, da liberdade criativa, da linguagem e do aquecimento do afeto.

A criança que é estimulada a ler recebe o direcionamento para sua criatividade e entre suas pequenas mãos as páginas do sentir e do saber. E se você após a leitura provocá-la sobre o que leu e gravou, poderá ver nascer uma nova história, um novo livro, uma união perfeita da realidade e do pensamento. Os livros deveriam acompanhar a alimentação da criança desde cedo, assim elas ficariam bem nutridas para brincar de pensamentos, linguagem serena, historinhas, e na adolescência ficariam bem nutridas para desvendar o mundo, dosando o açúcar do saber para acompanhar suas exigências "alimentares" ou/e suas ações e ficções. Nota-se no universo escolar ou em um simples bate papo com essas lindas criaturas a intensidade da formação do caráter e do seu crescimento integral e harmonioso, revelado pela leitura ou pela não leitura.

A leitura de bons livros germina as descobertas, a criatividade, o afeto, a sensibilidade, o jeito de ver e interpretar o mundo. A forma de também pintar esse mundo, construindo-o com a ajuda dos muitos engenheiros das palavras e das ideias, trabalhando para se aproximar da criança e do jovem inquieto, sonhador, às vezes, distante do ato prazeroso de fitar seu próprio mundo e o mundo exterior. Poetas, contistas, contadores de estórias possibilitam o criar laços entre o sentir e o saber, com descobertas fantásticas para encantar e abençoar todas as crianças. 

O que você achou desse conteúdo?