Quando se fala da profissão docente, a redundância é inevitável para destacar a grande importância das pessoas que assumem essa carreira na sociedade.
Muitos de nós, ao contar nossa história de vida, as nossas conquistas, temos em mente a figura de um professor, de uma professora, que marcou para sempre nosso imaginário por conta de sua contribuição na formação acadêmica e moral. Geralmente, quando citamos seu nome, a emoção e as fortes lembranças acompanham a memória.
Trata-se, portanto, de uma atividade que transcende o profissional e se aproxima das tramas emotivas que regem as relações humanas. Isso porque muitas vezes não lembramos ao certo o que nos ensinaram, mas temos clareza da influência em nossas primeiras escolhas.
Por isso, prestar todas as homenagens aos professores é um ato de reconhecimento, mas também, de agradecimento a você que faz a nossa escola pública cearense acontecer. A você, professor, professora, que faz da tarefa de educar sua nobre missão, devo todo o meu respeito e reverência. Seu engajamento e dedicação têm sido decisivos para concretizarmos a cada dia a tarefa de desenvolver integralmente nossos estudantes, garantindo-lhes o direito de aprender.
Mas preciso dizer ainda que ser professor de escolas públicas no Ceará nos últimos anos tem trazido muita esperança de uma vida melhor para o nosso povo. Temos conseguido proporcionar às crianças o direito de se alfabetizarem na idade certa e melhorarem consideravelmente o desempenho acadêmico, ao longo de todo o percurso de escolarização. Todo esse esforço vem culminando em ingresso crescente de nossos jovens nas universidades.
Temos visto a escola cearense respondendo às imensas desigualdades socioeconômicas da sociedade com oportunidades de aprendizagem para todos, sem permitir que a renda familiar seja um determinante para o sucesso acadêmico. Muito mais pessoas lembrarão de seu período escolar com a sensação de reconhecimento pela escola que lhes ajudou na superação dos desafios cotidianos.
Isso vem sendo alcançado a partir de políticas públicas assertivas, mas, sobretudo, pelo compromisso de nossos professores com a qualidade de ensino. Os bons resultados só ocorrem, porque contamos com educadores e educadoras que acreditam no que fazem e em cada escola assumem um papel decisivo para o fazer educativo.