Logo O POVO+
José Nelson Bessa Maia: A importância de Macau para o Ceará
Opinião

José Nelson Bessa Maia: A importância de Macau para o Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Economista José Nelson Bessa Maia. (Foto: Edimar Soares, em 07/12/2012)
Foto: Edimar Soares, em 07/12/2012 Economista José Nelson Bessa Maia.

A Região Administrativa Especial de Macau (Raem) é uma ex-colônia portuguesa, devolvida à China em 1999, com um status especial por 50 anos. Com população de 650 mil pessoas, renda per capita de US$ 82.600 e importações anuais de US$ 6,7 bilhões, Macau é hoje uma das áreas mais promissoras para se fazer negócio na China. Macau é também o maior centro de cassinos do mundo com receitas superiores às de Las Vegas. Em 2015, Macau recebeu 30,7 milhões de turistas, cinco vezes mais do que todo o Brasil.

Em 2003, foi criado o Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). O Secretariado Permanente do Fórum é baseado em Macau, conferindo à Raem o papel de plataforma de ligação entre a China e o mundo lusófono.

O Brasil poderia melhor aproveitar-se do Fórum pela via da paradiplomacia de governos estaduais e do Sebrae para mobilizar pequenas e médias empresas (PMEs) a participar dos eventos e feiras comerciais com o apoio do Fórum de Macau. Neste sentido, vale mencionar a presença em Fortaleza/CE, em novembro de 2018, de delegação do Instituto de Promoção de Comércio e Investimento de Macau (IPIM) no XX Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (XX EINN).

Na ocasião, a delegação macaense reuniu-se com o Sebrae/CE, o CIC/Fiec, o Governo do Estado e a OAB. Foram discutidos pontos de interesse comuns com vistas a estreitar laços de comércio e investimento. Como resultado das reuniões ficou acertada a participação do Sebrae/CE na 24.ª Feira Internacional de Macau (MIF) e na Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (PLPEX 19), a realizarem-se em Macau de 17 a 19 de outubro de 2019.

Por fim, espera-se que o Governo do Ceará intensifique suas ações de promoção de negócios e atração de investimentos na China utilizando o canal de apoio fornecido pelo Fórum de Macau, uma vez que Macau constitui uma plataforma oficial de serviços para estreitar as relações econômicas entre o Brasil e a China. 

 

O que você achou desse conteúdo?