Logo O POVO+
O POVO é História: Há 10 anos
Opinião

O POVO é História: Há 10 anos

Edição Impressa
Tipo Notícia

2009. MUNDO

Revolução Guatemalca

Estudantes universitários da Guatemala comemoram o 65º aniversário da revolução que em 1944 derrubou o ditador Jorge Cubico. A manifestação ocorreu na Praça da Constituição da Guatemala. Em outubro teve início, a revolução que garantiu liberdades e reformas político-econômicas.

2009. HOMENAGEM

100 anos do DNOCS

"O sertanejo é, antes de tudo um homem forte", como retratou Os Sertões, de Euclides da Cunha, em 1902. O homem nordestino no século XX não era forte o suficiente para lutar contra os efeitos da seca, o flagelo e a fome. A República em 21 de outubro de 1909, criou da Inspetoria de Obras Contras as Secas. A Iocs foi rebatizada em 1919, passando a se chamar Inspetoria Federal de Obras Inspetoria Federal de Obras (Ifocs) Contras as Secas até ser denominada de Dnocs, em 1945.

O POVO é História: Há 20 anos

1999. MUNDO

Indonésia elege presidente em votação indireta

Um religioso muçulmano doente e quase cego foi eleito ontem, por via indireta, em Jacarta, presidente da República Indonésia, na primeira votação não tutelada e disputada de um líder nos 54 anos de independência do arquipélago asiático. Depois que Wahid derrotou o líder oposicionista Megawati na eleição, ambos tentaram superar divisões entre vários grupos de ativistas.

1999. TURISMO

A doce terra da rapadura

No sertão do Pajeú, uma curiosa casa fica exatamente nos limites da Paraíba com Pernambuco, atraindo visitantes pelas suas peculiaridades geográficas, por seu valor histórico, mas especialmente por se localizar em Triunfo. A terra de uma das mais famosas iguarias nordestinas: a rapadura.

 

O POVO é História: Há 60 anos

1959. ARTE

Artesão lança desafio

Com uma oficina em sua própria residência, Edilson Alves de Lima é um artesão que se especializou na arte de fazer sapatos e como todo bom artista, prova que seu dom vem de berço. Edilson Fabricou agora um sapato de fôrma, todo fechado, com o padrão original de madeira de dentro. Desafia quem quer que seja a mostrar como foi feito o revestimento, e de que forma é possível tirar a fôrma de de madeira.

1959. EDUCAÇÃO

Biblioteca para os motoristas

A nova diretoria da Associação dos Chauffeurs do Ceará está com o firme propósito de fundar uma biblioteca, para o que vem solicitando a cooperação dos escritores, acadêmicos, estudantes em geral, redatores de jornais e revistas de todo País, no sentido de lhe enviarem livros. A biblioteca será denominada de "Teófilo Cordeiro" fundador da Associação dos Chauffeurs.

 

O que você achou desse conteúdo?