Logo O POVO+
Rev. Munguba Jr.:Polarização
Opinião

Rev. Munguba Jr.:Polarização

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rev. Munguba Jr., embaixador cristão da Oração da Madrugada e Erradicação da Pobreza no Brasil e presidente da Igreja Batista Seven Church (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Rev. Munguba Jr., embaixador cristão da Oração da Madrugada e Erradicação da Pobreza no Brasil e presidente da Igreja Batista Seven Church

Não entendo muitas coisas da vida. E uma delas é como deixar de amar e conviver com alguém somente porque pensa diferente de mim.

Já perdi muitas pessoas pela intolerância de não conseguirem conviver com quem tem ideias e ideais diferentes dos seus. Essa semana comprei um tênis preto, branco, vermelho e azul. Vermelho e preto do Flamengo; preto e branco do Ceará; azul, vermelho e branco do Fortaleza e preto, vermelho e branco do Ferroviário. Sou Ceará e Flamengo, mas nunca torci para que o Fortaleza ou o Vasco perdessem uma partida. Quero que os meus times vençam por sua competência, preparo, organização. Existem pessoas que matam e morrem por seus times. Como é bom termos os nossos dois times principais do Estado do Ceará jogando na primeira divisão. É bom para todos, é bom para a economia, é bom para os jogadores da base, é bom para treinarmos nossos corações.

Quando a minha observação da vida não inclui a atenção à visão do meu irmão, o respeito a ideias divergentes, eu me apequeno, eu desrespeito o Deus Eterno que faz chover sobre maus e bons, que dá a mesma oportunidade para todos e cujo filho, em seus últimos momentos nesse planeta, acolheu um ladrão.

Participo de grupos no WhatsApp de várias correntes ideológicas e gosto de pensar com posicionamentos antípodas ao meu. Precisamos de um conceito, de uma posição clara, definida, preciso saber quem sou, mas nunca os meus conceitos devem me afastar de pessoas, de admirar as competências, aptidões, habilidades, qualificações e idoneidade dos que abraçaram convicções discordantes das minhas.

Prefiro amar. Aliás é uma ordem explícita no Cristianismo que está na primeira carta de João no capítulo quatro: "Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor". Milton Nascimento diz: "Nada temer senão o correr da luta, nada fazer senão esquecer o medo. Abrir o peito a força numa procura, fugir das armadilhas da mata escura".

Prefiro ser feliz do que ter razão. 

O que você achou desse conteúdo?