Logo O POVO+
Samuel Araripe: Por uma justiça mais desafogada
Opinião

Samuel Araripe: Por uma justiça mais desafogada

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Samuel Araripe - presidente do Instituto de Estudos de Protestos de
Títulos do Brasil do Ceará (IEPTB-CE).
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Samuel Araripe - presidente do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil do Ceará (IEPTB-CE).

A celeridade que a Justiça brasileira pede hoje é algo urgente. Em 10 anos, o estoque de processos aguardando julgamento aumentou cerca de 30% no Brasil: de 60,7 milhões de ações em aberto em 2009, passamos para 78,9 milhões em 2019, de acordo com dados do relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Estudos mostram que um processo no País demora em média nove anos para ser finalizado. Nesse cenário, se arrastam trâmites desgastantes, que muitas vezes tomam desnecessariamente tempo e dinheiro de ambas partes.

As leis de Mediação e Arbitragem já tentam reduzir esses processos,por meio da resolução de conflitos mais rápida, com profissionais especializados envolvidos.

Mas ainda é preciso mais. Para processos que envolvem dívidas financeiras, por exemplo, os cidadãos contam com um importante instrumento: os cartórios de protestos. Ao protestar uma dívida em um cartório especializado, o credor de Fortaleza tem a garantia de custo zero, enquanto o devedor paga, junto ao valor da dívida, uma taxa de acordo com a tabela publicada pelo Tribunal de Justiça do Ceará.

A grande chave é: trata-se da recuperação mais rápida do mercado, que garante o pagamento de até 60% de recuperação na primeira semana, a depender do valor e vencimento da dívida, segundo dados dos Cartórios de Protestos do Brasil.

É um cenário que significa ainda agilidade diante de cidadãos que muitas vezes precisam desse dinheiro pendente. É uma moderna resolução de dívidas, feita de forma rápida, segura e prática.

Outra grande vantagem do serviço é que a dívida só é retirada quando o devedor efetua o pagamento. No protesto, a dívida nunca prescreve, ou seja, só é retirada mediante quitação. É um serviço rápido e sem burocracia para utilizar.

A pesquisa se seu nome foi protestado pode ser ainda feita toda online e de forma gratuita, evitando a ida presencial ao cartório. Isso por meio do site www.pesquisaprotesto.com.br, bastando digitar o número do CPF ou CNPJ e selecionar o estado de origem. Em Fortaleza, credores podem buscar auxílio do Instituto no endereço físico, por meio do site protestoce.com.br ou ligando para (85) 3264.9808. Em meio a uma Justiça afogada em trâmites longos e desgastantes, os cartórios de protestos são poderosos aliados para que conflitos financeiros sejam resolvidos de forma moderna e rápida. 

O que você achou desse conteúdo?