Logo O POVO+
Dana Nunes: Liderar com propósito e deixar legado
Opinião

Dana Nunes: Liderar com propósito e deixar legado

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Dana Nunes
Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e líder de Fortalecimento Sindical da Fiec
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Dana Nunes Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e líder de Fortalecimento Sindical da Fiec

São muitas as definições sobre liderança, mas minha intenção neste artigo é defender como enxergo e vivencio na prática o ato de liderar com propósito, que não seja restrito a pensamentos e vontades e, sim, que possa ser executado para deixarmos um legado.

Entendendo que o primeiro passo a ser dado na direção da liderança com propósito é nutrir o autoconhecimento é de extrema importância nos conhecermos. Somente assim saberemos que competências devemos desenvolver para sabermos se estamos preparados para liderar pessoas e poder contribuir com seu desenvolvimento e com o alcance dos resultados para as instituições. Não basta conhecimento técnico, gerir pessoas vai muito além.

Liderar não é um cargo. É, sem dúvidas, um relacionamento de valores e responsabilidades compartilhadas. Passamos boa parte de nossas vidas aprendendo a fazer coisas, mas na verdade a qualidade, caráter, ética e respeito ao próximo definem os grandes líderes, pois liderança não é uma questão de como fazer e, sim, de como ser.

Líderes com propósito que conhecem bem seus liderados e que conseguem inspirá-los e envolvê-los em torno de um objetivo, alinhados com as diretrizes da instituição, produzem resultados extraordinários. Pessoas engajadas e felizes no ambiente em que atuam são, sem dúvidas, mais produtivas. Resultados significativos acontecem quando trabalhamos com propósito, garra, vontade e inspiramos outras pessoas a fazerem o mesmo. Estamos ativando a nossa motivação intrínseca, que é o combustível para nos manter em movimento e despertar o nosso potencial.

Liderar pelo exemplo e ser coerente para mim é condicionante. Formar equipes integradas e que são o exemplo dado é magnífico, mas reconhecer as pessoas, valorizando as contribuições de cada uma não tem preço. É necessário respeitarmos as diferenças, permitirmos o crescimento e desenvolvimento de nossos liderados e criarmos uma harmonia no ambiente de trabalho.

Vivo na prática tudo isso e posso afirmar que faz a diferença. Que a liderança com propósito alinhada aos melhores resultados e ambientes com pessoas engajadas e felizes faça parte do dia a dia de mais líderes e liderados. Que possamos deixar legados, pois propósito sozinho e sem entendimento e orientação não nos leva a legados. É necessário somarmos e fazermos a diferença. 

O que você achou desse conteúdo?