Logo O POVO+
Sasha Reeves: A peça chave da saúde da população
Opinião

Sasha Reeves: A peça chave da saúde da população

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sasha Reeves 
Diretora da academia AYO Fitness Club
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Sasha Reeves Diretora da academia AYO Fitness Club

É fato que o exercício físico é um dos pilares da qualidade de vida, além de ser essencial à saúde. No entanto, praticar atividades físicas de forma inadequada pode gerar uma série de problemas e quando não conhecemos bem uma profissão sempre cometemos o erro de construir preconceito, por isso muita gente acredita que só se deve procurar ajuda de um profissional de educação física quando há a busca pelo corpo perfeito.

Muito mais do que alguém que vai te ajudar a emagrecer ou ganhar massa muscular, é necessário compreender o papel desse profissional na orientação, monitoramento e prescrição de atividades físicas. Precisa entender que o profissional de educação física exerce um papel importante, por ter conhecimento científico e técnico para realizar esse trabalho com eficiência, sendo assim uma peça chave na saúde da população, de maneira geral.

Em relação à motivação do aluno, o profissional de educação física também pode colaborar por meio do apoio motivacional, tendo em vista que muitos alunos gostam daquela companhia na hora de realizar o treino. Além disso, outro benefício do professor é poder trazer mais segurança ao aluno e menos lesões, já que pode corrigir as falhas de postura durante a execução da atividade e auxiliar o aluno a alcançar resultados mais efetivos.

Um bom profissional de educação física também cria uma rotina de treinos e acompanha o desenvolvimento da sua meta, desde quando ela é realmente apenas "meta" e a partir do momento que vira "objetivo".

Devemos reforçar também que é preciso ter a supervisão de um profissional realmente qualificado e com certificação, tendo em vista que, como já dito anteriormente, atividades físicas feitas de maneira equivocada podem ser tão prejudiciais quanto viver uma vida sedentária. Ademais, precisamos realmente valorizar essa profissão, quebrar os tabus que ainda existem e ampliar nossa visão para a importância desse profissional, que nada mais é do que um dos grandes responsáveis pela promoção de saúde e longevidade da vida. 

 

O que você achou desse conteúdo?