Logo O POVO+
Rodrigo Moreira: Startups: a nova realidade do empreendedorismo
Opinião

Rodrigo Moreira: Startups: a nova realidade do empreendedorismo

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rodrigo Moreira
Professor especialista em TI e Gestão de Projetos
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Rodrigo Moreira Professor especialista em TI e Gestão de Projetos

A grande máxima do empreendedorismo é encontrar uma solução para um problema e obter lucro com essa ação. Esse problema pode estar em qualquer setor, seja na saúde, mobilidade urbana, segurança, entre outros. Quando essas soluções surgem de novas ideias e utilizam a tecnologia como força motriz em um modelo de negócio com alto crescimento, repetível e com baixo custo, temos as famosas startups.

O mercado nacional já conta com mais de 10 mil startups, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Já o número de empreendedores no Brasil é de quase 50 milhões, segundo pesquisa GEM 2017 do Sebrae/IBPQ. Desses, 62 mil estão à frente de startups, dessa forma percebemos que o empreendedorismo se torna inseparável, pois detém as bases fundamentais para a existência dos novos modelos de negócio.

As startups possuem características únicas, que as diferenciam de uma empresa tradicional, são elas: inovação, flexibilidade, escalabilidade, repetição, potencial de crescimento e trabalho em equipe.

Para abrir uma startup é importante que você leia bastante sobre empreendedorismo e inovação, o livro a Startup enxuta de Eric Ries e Criatividade S/A de Ed Catmull, são excelentes literaturas. Entender o Bussiness Model Canvas também é uma boa pedida, invista em autoconhecimento, localize seus pontos fortes e fracos, se conheça e seja honesto consigo mesmo, escreva sua ideia no papel, teste com seus parentes e amigos, pesquise o mercado que está entrando, tenha força de vontade, perseverança e seja determinado. Como dizia Napoleon Hill: "Quando seus desejos forem fortes o suficiente, parecerá que você possui poderes sobre-humanos para alcançá-los".

Dessa forma podemos perceber que a nova realidade do empreendedorismo sem sombra de dúvidas são as startups, instituições criadas por empreendedores que amam desbravar novos negócios, alcançar altos lucros, assumir riscos controlados e ver a sua ideia ser difundida em larga escala.

E aí, animado para investir em uma startup? Vislumbrou a sua ideia sendo colocada em prática? Já começou a mapear o mercado e verificar se sua startup tem real possibilidade de absorção? Não perca tempo, comece a se movimentar que o sucesso lhe perseguirá. 

 

O que você achou desse conteúdo?