Logo O POVO+
Gilvan Paiva: Para curtir Fortaleza
Opinião

Gilvan Paiva: Para curtir Fortaleza

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Gilvan Paiva
Secretário da Cultura de Fortaleza
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Gilvan Paiva Secretário da Cultura de Fortaleza

Fortaleza é uma cidade de povo acolhedor e irreverente. É um lugar de encontros. Nas férias, tais características se fazem notar com ainda mais evidência e contagiam turistas e moradores. Aliado a isso, uma programação cultural diversa e descentralizada demonstra o quanto as políticas públicas vitoriosas implementadas na Capital cearense estimulam a ocupação dos espaços públicos e mobilizam artistas locais em eventos promovidos para todos os gostos e idades.

Já no início do ano, inaugurando a alta estação, o Réveillon de Fortaleza atraiu mais de 1,2 milhão de pessoas para a Praia de Iracema. O evento, considerado a segunda maior festa de réveillon do País, reuniu atrações musicais locais e nacionais, com ênfase especial em artistas de repertório autoral pertencentes à cena independente da Cidade. Continuando na Praia de Iracema, em janeiro, o Festival Férias na PI perpetua a praia como ponto aglutinador de uma programação musical gratuita e diversificada. Integrante do plano de ocupação e requalificação do bairro, o festival chega à sua terceira edição levando ao palco importantes artistas de Fortaleza e do Brasil.

Para além das festividades, diversos equipamentos culturais seguem com a programação regular - formativa, infantil, gastronômica, musical, conforme a especificidade de cada um. É o caso do Mercado dos Pinhões e do Mercado Cultural dos Pinhões, da Rede Cuca, das bibliotecas públicas municipais Dolor Barreira, Herbênia Gurgel e Cristina Poeta, entre tantos outros espaços. Também a Vila das Artes não fica de fora, com destaque para o Programa de Férias da Escola Pública de Audiovisual que oferece diversos cursos e oficinas para o público interessado.

De forma extensa e pujante, o calendário ainda segue. Já não é novidade, o Carnaval em Fortaleza e o período que o antecede são a época mais aguardada para muitos foliões de diversos estados. É no chamado Ciclo Carnavalesco, nos meses de janeiro e fevereiro, que se encontra a Cidade em seu momento mais contagiante.

Assim, da virada do ano ao Carnaval, por aqui a festa é garantida. Durante esse período, viajar já não é a opção mais proveitosa para quem mora em Fortaleza. Junto a milhares de turistas, o cidadão fortalezense festeja e consolida a Cidade como o destino ideal para quem quer curtir as férias. 

O que você achou desse conteúdo?