Logo O POVO+
Maia Júnior: Planejamento é chave para crescer
Opinião

Maia Júnior: Planejamento é chave para crescer

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Maia Júnior (Foto: )
Foto: Maia Júnior

Depois da Europa e Estados Unidos, tudo indica que o berço da inovação e do crescimento econômico será embalado pela Ásia. E naquela região a ilha de Singapura desponta como exemplo pelo apego ao planejamento e atenção ao setor educacional.

Com 5,6 milhões de habitantes, Singapura é sede de quase 38 mil empresas internacionais. E está entre os melhores lugares do mundo para abertura de negócios. Entre 1960 e 2018, o PIB per capita saltou de 400 para 64,6 mil dólares.

Singapura também liderou o último exame (Pisa) em matemática, ciências e leitura com estudantes de 15 anos de 72 países. Dados que sugerem a projeção de um novo tigre asiático.

Evidente que não há caso de sucesso que possa ser replicado com a mesma eficácia noutra região. Mas há traços que prevalecem, por exemplo, em nações como Japão e Coreia do Sul e China: disciplina, planejamento e investimentos em educação.

Singapura é a mais recente vitrine de desenvolvimento. E é até possível pensar em replicar alguns exemplos no Ceará, pois aquela nação evoluiu num território ainda mais pobre em recursos naturais.

Ante as dificuldades, Singapura passou a apostar muito em atração de empresas, ambiência de negócios e na formatação de uma economia baseada em educação, tecnologia e inovação.

O Governo do Ceará também acredita que esses são vetores essenciais ao desenvolvimento. E que o principal ativo a ser trabalhado é o capital humano, por meio da educação e da qualificação profissional.

É caminho longo, mas já vem sendo trilhado e apresenta resultados. Recentemente, um estudo apontou que das 100 escolas públicas do ensino fundamental com melhor avaliação no Brasil 82 eram cearenses.

E o esforço de planejamento também vem sendo intensificado. Em novembro de 2019, o governo lançou o programa Ceará Veloz para acelerar o crescimento. E neste ano lança o Ceará 2050 - planejamento para as próximas três décadas.

Há consenso no Governo do Ceará que estar atento a exemplos de outras regiões, dar ênfase em educação e planejamento consistente são essenciais para um futuro de desenvolvimento acelerado e sustentável para o Estado. 

O que você achou desse conteúdo?