Logo O POVO+
Rita Josina: BNB: êxito comprovado
Opinião

Rita Josina: BNB: êxito comprovado

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rita Josina, diretora-presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB)
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Rita Josina, diretora-presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB)

Uma instituição de desenvolvimento deve ser pautada pelo esforço constante na busca da superação das desigualdades, no incremento da economia produtiva e na melhoria das condições de vida das pessoas. Acompanhar a atuação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é testemunhar um trabalho contínuo e dedicado, um misto de eficiência e expertise que valeram ao Banco o título de primeiro lugar em desempenho operacional, de acordo com recente pesquisa realizada pela revista britânica The Banker. Dentre os órgãos avaliados estão várias instituições internacionais que compõem o chamado Brics.

Esse título é a prova de como a seriedade, competência e eficácia dos investimentos do BNB dão bons frutos no cumprimento da sua missão ao longo de quase sete décadas de existência, dedicadas ao financiamento do crédito produtivo especializado, de longo prazo e orientado, em condições diferenciadas. Ressalte-se ainda a relevância do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) como a principal fonte e aporte fundamental de recursos para aplicação em pequenos e médios, sobretudo, mas também em grandes negócios da área em que o Banco atua.

Em 2019 foram investidos mais de R$ 41 bilhões nos diversos setores da economia da região. Destes, mais de R$ 29 bilhões com recursos do FNE, o que confirma ser o fundo a sua maior fonte de recursos, perfazendo mais de 71% do total aplicado.

Nesse contexto, é fundamental reconhecer e valorizar o talento dos milhares de trabalhadores que dia a dia constroem o BNB, seja nos grandes centros e áreas mais dinâmicas, seja nos rincões mais longínquos do sertão brasileiro.

A Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB), que sempre esteve na vanguarda das lutas pelo fortalecimento do Banco, em defesa do FNE e dos próprios trabalhadores, congratula-se com mais essa conquista e destaca que o alcance desses números é fundamental para que qualquer governo de plantão compreenda a imprescindibilidade do BNB para a sociedade e que hoje, mais do que nunca, seus funcionários devem ser respeitados, reconhecidos e acima de tudo valorizados. Parabéns a todos que fazem o BNB! 

 

O que você achou desse conteúdo?