Logo O POVO+
Haline Cordeiro: Você sabe administrar suas finanças?
Opinião

Haline Cordeiro: Você sabe administrar suas finanças?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Haline Cordeiro 
Consultora, palestrante e professora universitária
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Haline Cordeiro Consultora, palestrante e professora universitária

Alguma vez você criou uma planilha ou elaborou uma relação de suas despesas? Se debruçou no levantamento e comparativo entre quanto você gasta em relação as suas despesas e custos do dia a dia? Você já tentou fazer o exercício de administrar sua renda mensal com objetivos e metas?

Muitos afirmam que sabem de "cór" datas, valores de pagamentos e credores. Outros registram exclusivamente os gastos mensais após sua ocorrência. Tais ações não significam que está acontecendo uma gestão financeira. Para tanto, é necessário organização, planejamento e acompanhamento contínuo.

Se você deseja garantir uma situação financeira tranquila, na qual seus rendimentos permitam não apenas pagar as contas, mas também realizar investimentos, é chegada a hora de começar a experimentar administrar seu orçamento pessoal, ou ainda, se desejar, seu orçamento familiar.

Essa atividade não precisa ser iniciada do zero, hoje temos aplicativos ou planilhas prontas disponíveis na internet, cabendo escolher aquela que melhor se adeque.

O primeiro passo é diagnosticar sua real situação financeira, inicie levantando suas dívidas, em relação ao tempo e aos credores. Em seguida é necessário identificar quais são suas despesas fixas e variáveis, envolvendo pequenos e grandes gastos. Ter clareza de seus rendimentos compreendendo sua remuneração e outros itens que possam ser considerados como suas receitas, isto permite perceber a necessidade de ajustes para que você tenha tranquilidade e satisfação com sua situação financeira. A partir da análise dessa situação é o momento de realizar o seu plano de intervenção imediata, seja para quitar as dívidas, reduzir itens de despesas ou incrementar fontes de renda.

A matemática é simples, se não sobra dinheiro então devem ser eliminadas despesas supérfluas, cuja identificação precisa ocorrer de forma muito sensata, pois não é fácil desistir do uso, da compra ou da experiência que muitas vezes nos proporcionam prazer, mesmo que momentâneo.

Para ter uma vida financeira saudável, é preciso mudar hábitos e rever sua relação com o dinheiro. Com planejamento e organização sair do vermelho é possível. 

 

O que você achou desse conteúdo?