A nossa vida é cheia de processos complexos, quem dera conseguir simplificar todos eles. Pelo menos alguns a gente nem vê, porque a natureza foi sábia e escondeu. Já pensou se você visse todas as ondas eletromagnéticas de celulares, TVs, rádios e micro-ondas que estão ao seu redor agora? Seria tenso.
Mas há os processos complexos que passam desapercebidos porque alguém deu um jeito de escondê-los. É o que acontece nos smartphones. O emaranhado de operações está lá, mas fica longe da nossa vista. Somos poupados da complicação e podemos resolver tudo com um toque, de forma simples.
Uma coisa é certa: facilidade de uso nunca cai do céu. Requer trabalho de várias equipes e exige tempo, mas compensa. Além de garantir uma experiência confortável, o produto ou serviço fácil de usar reduz erros, economiza tempo e dinheiro.
O setor público dá acesso a muitos processos complexos, mas pouco faz para facilitar o uso. Governos costumam prestar serviços sem pensar no conforto dos cidadãos e na facilidade de acesso. O texto, por exemplo, é quase sempre difícil. Como se diz no Nordeste, o texto arrodeia, arrodeia e não diz nada. Só especialistas sabem o significado daquele palavrório todo - e, às vezes, nem eles sabem!
Textos incompreensíveis fazem mal à cidadania, pois impedem o acesso da população a serviços, direitos e benefícios. Mas há um jeito de domar a complicação linguística desnecessária. Existe uma técnica chamada Linguagem Simples, usada por governos no exterior há décadas (em inglês, chama-se Plain Language), mas ainda pouco conhecida no Brasil.
Textos em Linguagem Simples são fáceis de ler e compreender logo na primeira leitura. Já pensou que sonho? Ler um documento, localizar a informação e entender rápido, sem precisar tirar dúvidas com ninguém?
A boa notícia é que o Ceará vai usar Linguagem Simples nos serviços digitais. A iniciativa está a cargo do Íris Laboratório de Inovação e Dados, que nasceu faz pouco tempo e já tem essa grande missão. Dias atrás, eu treinei um grupo inicial de 35 servidores. Foi só o começo de um processo que vai requerer tempo, gente e muita determinação. O Ceará Digital simples e sem arrodeios promete facilitar a vida de milhões de pessoas, inclusive a sua. E assim a vida vai ficando menos complicada.