Logo O POVO+
Flávio Viriato de Saboya Neto: AgroNordeste: oportunidade para o semiárido
Opinião

Flávio Viriato de Saboya Neto: AgroNordeste: oportunidade para o semiárido

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Flávio Viriato de Saboya Neto
Presidente da  Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará e do Conselho de Administração do Senar-CE 
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Flávio Viriato de Saboya Neto Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará e do Conselho de Administração do Senar-CE

O Programa AgroNordeste, criado pela portaria nº 164 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), já é uma realidade, sendo uma forte ferramenta em prol do desenvolvimento econômico sustentável do semiárido nordestino, tendo como seus principais objetivos o reordenamento das estruturas regulatória e agrária, o incremento das atividades de assistência técnica e extensão rural, bem como o fortalecimento do mercado formal e a priorização dos aportes de crédito.

Um dos pontos relevantes do AgroNordeste foi a sensibilidade do Mapa em envolver e mobilizar diversas instituições que atuam no setor agropecuária.

Dentro dos objetivos principais, coube ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) implantar e executar a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), levando para os produtores rurais nordestinos mais qualidade na gestão de suas propriedades.

Especificamente aqui no estado do Ceará, em que 95% de sua área é reconhecida oficialmente como pertencente ao semiárido, o AgroNordeste passa a ter uma importância fundamental para o desenvolvimento do nosso agronegócio.

O Sistema Faec/Senar por meio das ações do Programa vem atuando inicialmente com produtores rurais divididos em dois blocos regionais: o primeiro sendo na região do Baixo e Médio Jaguaribe e Quixeramobim, em que o trabalho realizado envolve as cadeias produtivas da fruticultura, da bovinocultura de leite, da apicultura e da aquicultura. Também vem sendo contemplados os produtores rurais da região dos Sertões do Crateús e Inhamuns, atendendo as cadeias da ovinocaprinocultura e a apicultura.

As metas para o Ceará são de que 4.307 propriedades sejam diretamente atendidas pela ATeG, com inclusão de 30 produtores em cada uma delas e tendo a especificidade de uma só cadeia produtiva por turma.

Para que esse atendimento torne-se realidade o Sistema Faec/Senar disponibilizará 144 técnicos de campo, 12 veterinários e 12 supervisores, implementando controles gerenciais em 100% das propriedades atendidas.

Assim, percebe-se a grande missão que o Sistema Faec/Senar/CE tem dentro das ações do AgroNordeste não só aumentar a cobertura da ATeG em todo semiárido cearense, mas também difundir conhecimento especializado e tecnologia no intuito de desenvolver a produção sustentável e agregar valor à produção dos produtores atendidos. 

 

O que você achou desse conteúdo?