Logo O POVO+
Carlos Eduardo Araújo: Coronavírus: como minimizar as perdas
Opinião

Carlos Eduardo Araújo: Coronavírus: como minimizar as perdas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Carlos Eduardo Araújo
Sócio e consultor da Parceria Consultores
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Carlos Eduardo Araújo Sócio e consultor da Parceria Consultores

O mundo está passando por um momento sem precedentes. As ações necessárias para salvarem vidas moverão cenários imprevisíveis na economia mundial. Não há como prever o futuro, mas uma coisa é certa, é preciso repensar as estratégias das empresas para continuarem vivas no mercado.

Esse cenário costuma provocar uma paralisia decisória. Muitas dúvidas, muitos caminhos, mas qual deles é o correto? O que não se pode no momento é permanecer na inércia. É preciso reavaliar estratégias e ações, preparando-se para os diversos cenários que virão durante a retomada.

Sabe-se que os negócios estão mais lentos, tanto para clientes como fornecedores e isso vai refletir diretamente no caixa da empresa. O convite agora é para avaliar como a empresa está operando. A equipe está em home office ou segue operando tomando as devidas precauções orientadas pelas entidades de saúde? O que a dinâmica atual mudou nas suas operações? Dedique o tempo para avaliar e desenvolver projetos e ações internas com a participação de toda a equipe que envolvam temas como redução de custos, otimização e automação de processos, inovação e aumento da produtividade.

Veja por outro lado esse momento. A diminuição do movimento cria espaço e tempo para dar mais foco a essas ações e isso vai preparar você e sua empresa para serem mais velozes e eficazes na retomada pós-crise.

Esse também pode ser o momento de tomar aquela decisão difícil, que vem sendo adiada, mas que pode representar redução de custos. Se você puder tomá-la, não hesite. Negocie com fornecedores para redução temporária de despesas. Você precisa sobreviver, mas lembre-se que seu parceiro está no mesmo furacão.

É natural que, nesse momento, a energia sua e da equipe diminua. Como líder é preciso que você guie o barco. Faça reuniões virtuais, novas rotinas e projetos. Lembre-se, este é um jeito diferente do trabalho que vocês já faziam. É temporário. A sua liderança é fundamental. Com inteligência, foco, energia positiva e trabalho sua empresa certamente sairá dessa crise ainda mais forte. 

 

O que você achou desse conteúdo?