Logo O POVO+
Neivia Justa: A necessidade é a mãe da reinvenção
Opinião

Neivia Justa: A necessidade é a mãe da reinvenção

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Neivia Justa, jornalista, executiva e criadora do movimento #ondestãoasmulheres (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Neivia Justa, jornalista, executiva e criadora do movimento #ondestãoasmulheres

Faz pouco mais de um mês que estamos em isolamento social, mas a sensação é que vivi 30 anos em 30 dias. Literalmente. Em três décadas de carreira, já passei por algumas crises no País e nas empresas onde trabalhei, mas nunca vi nada parecido. Acredito que nem os maiores futuristas do planeta poderiam prever que um mísero vírus nos traria tantos aprendizados e novas formas de olhar o mundo à nossa volta, em tão pouco espaço de tempo.

A necessidade é a mãe da invenção, já dizia Platão. Eu ouso dizer que, nesse momento em que o mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (Vuca) se tornou nossa realidade, a necessidade tem sido a mãe da nossa reinvenção.

Com a chegada da pandemia, da noite para o dia, nossos líderes descobriram que não existe negócio sustentável sem pessoas. E que, sem uma comunicação humana, inspiradora, confiável, de verdade e de propósito, é impossível manter essas pessoas emocionalmente seguras e engajadas. Principalmente, quando elas têm que trabalhar à distância, sozinhas em suas casas, adotando a tecnologia à velocidade da luz.

Tenho acompanhado muitas lives, com presidentes de empresas que estão fazendo um curso intensivo, na prática e na marra, em duas áreas até ontem relegadas à condição de áreas de apoio: Recursos Humanos (que eu chamo de Gente) e Comunicação.

Durante toda a minha carreira, ouvi esses mesmos líderes afirmarem que o RH precisava ser estratégico, mas poucas vezes encontrei ambientes corporativos onde a atuação estratégica desses profissionais era possível.

Quanto à Comunicação, o cenário era bem mais primitivo: até ontem, pouquíssimos entendiam a necessidade e a relevância de ter uma área profissional e atuante na construção e gestão da sua reputação corporativa, engajamento de sua gente e gerenciamento de crises.

Comunicadores e RHs, o sonho de vermos nossas áreas reconhecidas e valorizadas, virou o "novo normal"! Porque "gente é pra brilhar!". E, "quem não se comunica, se trumbica". Espero que nossos líderes saiam dessa crise com mais empatia e menos empáfia. E que tenham aprendido a lição com o coronavírus, Caetano e Chacrinha. 

 

O que você achou desse conteúdo?