Logo O POVO+
Pedro França: Desgoverno em tempos de crise
Opinião

Pedro França: Desgoverno em tempos de crise

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pedro França
Bacharel em Direito
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Pedro França Bacharel em Direito

Acredite se quiser, a crise global que vivenciamos por conta do novo coronavírus vem sendo aproveitada pelos governantes de muitos países como forma de expor sua liderança. Isso está errado? Não. Todo país precisa de um líder. Para isso existem os governos, esses governos necessitam de um representante, seja ele escolhido pelo povo ou pelo parlamento.

Por exemplo, Israel, vinha enfrentando uma severa crise política. Em 2019, em menos de um ano, o país foi às urnas por três vezes em busca de formar um governo e ter um novo representante. O até então primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, no cargo desde 2009 e diante de vários escândalos de corrupção, surpreendeu a todos e permaneceu no cargo.

Contudo, a crise continuou. Ocorre que, diante do coronavírus, ao invés da situação se agravar, houve o contrário. Pesquisas agora apontam um aumento na aprovação do governo e na popularidade do primeiro-ministro. Isto porque desde o início da pandemia foi adotada pelos governantes uma posição firme e séria, conforme vinha sendo orientado pelas organizações de saúde internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

E o que isso tem a ver com o Brasil? Esse raciocínio deixa claro que existem momentos que precisamos de um político e existem momentos que precisamos de um líder. E o mais importante: ambos não são a mesma coisa. Diante de situações graves como a que vivenciamos, um líder sabe se portar e distinguir aquilo que realmente importa e o que não importa para o seu povo.

A Covid-19 já mostrou que não é apenas uma gripe leve, embora não seja uma doença altamente mortal. Seu grande problema é a falta de leitos pelo mundo, haja vista sua rápida propagação e a ausência de investimentos necessários por todos os países na área da saúde.

Como brasileiro, lamento ainda mais por termos um presidente que no momento em que seu povo mais precisa, não se porta como um líder. Pior ainda, desmerece a crise sanitária e a agrava criando várias outras. De polêmicas o País já está cheio, de problemas também. O que nos falta é uma liderança. Quando ela vai aparecer? 

 

O que você achou desse conteúdo?