Logo O POVO+
Fabianno Cavalcante de Carvalho: A mobilização da UVA diante da pandemia
Opinião

Fabianno Cavalcante de Carvalho: A mobilização da UVA diante da pandemia

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fabianno Cavalcante de Carvalho
Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Fabianno Cavalcante de Carvalho Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

A principal contribuição social da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), desde sua criação em 1968, foi a formação de milhares de profissionais que, hoje, exercem diversos cargos, na esfera pública e privada, e colaboram para o desenvolvimento de seus municípios de origem. Outra contribuição importante foi a interiorização do ensino superior, em que a UVA foi a pioneira na formação acadêmica.

O papel da UVA como dinamizadora do desenvolvimento local e regional é, sem dúvida, indiscutível. Este compromisso social se efetiva à medida que esta contribui com a sociedade na formação do capital humano, capaz de colaborar e propiciar o desenvolvimento socioeconômico.

Atualmente, somente a formação de profissionais para a educação básica não é suficiente para atender à demanda da sociedade. Desta forma, a Universidade tem investido na pesquisa científica, na criação de cursos de mestrado e doutorado, no ensino a distância e na internacionalização. Esse é um caminho novo que a UVA começa a trilhar, o que tem exigido esforços na busca de investimentos e parcerias com instituições de pesquisa.

O período de excepcionalidade, provocado pela pandemia da Covid-19, tem deixado ainda mais evidente a necessidade de investimentos em novas tecnologias. Uma das primeiras ações da UVA foi criar o Comitê Institucional de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus e, em seguida, o Plano de Contingência Institucional. Essas medidas foram necessárias para nos adequarmos às orientações do Governo do Estado do Ceará e do Conselho Estadual de Educação.

Diante de uma situação inteiramente nova e inesperada, optamos pela mobilização da Universidade, mantendo o vínculo entre professores, funcionários e alunos. A adoção do trabalho remoto e a realização de atividades acadêmicas não presenciais online foram fundamentais para isso. Cursos, minicursos, palestras, webinários, vídeos, semanas acadêmicas, são diversas atividades que estão acontecendo, e que ajudam a manter a Universidade mobilizada.

Ao decidir pela manutenção do calendário acadêmico para todas as atividades que possam ser realizadas online, a UVA desenvolveu novas ferramentas, aprimorando seu sistema acadêmico. Outro desafio foi capacitar docentes, discentes e funcionários para se adaptar a essa nova realidade.

Ao mesmo tempo em que a UVA se mobilizou internamente, se uniu a outras instituições para realizar ações de combate à proliferação da Covid-19. A UVA integra o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia e utiliza sua estrutura de laboratórios, professores e grupos de pesquisa em ações concretas. Foi assim, por exemplo, que o ObservaSUS/UVA, Prefeitura de Sobral e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) produziram, com impressão 3D, mil máscaras de acetato para proteção individual, doadas a hospitais de Sobral e, também, com a Secretaria de Saúde de Sobral, trabalha na elaboração do Informe Epidemiológico Covid-19.

Os acontecimentos muito nos têm ensinado, principalmente, a se reinventar diante das adversidades. A evolução tecnológica e as mudanças sociais são um caminho sem volta. A educação superior terá novos desafios no mundo pós-pandemia. 

 

O que você achou desse conteúdo?