Logo O POVO+
Pedro França: A pandemia e as eleições
Opinião

Pedro França: A pandemia e as eleições

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pedro França
Bacharel em Direito
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Pedro França Bacharel em Direito

O ano de 2020 pode ser considerado bem atípico. Cheio de problemas, novidades e instabilidades. É nesse cenário que nos preparamos para uma eleição que virá de forma diferente. Não sabemos ao certo como serão as campanhas e quais os ganhos e as perdas causados por ela. Mas sabemos que os candidatos lidarão com esse novo modo de fazer política, neste tempo em que as relações estão se dando prioritariamente no ambiente virtual.

Existe um grande paradigma afetando o meio, pois todos estão acostumados com a política do corpo a corpo. Ainda é incerto se isso realmente vai acontecer. Se desejamos a renovação do pensar e do fazer político, temos a chance de iniciar essa mudança mesmo durante as campanhas. Longe dos grandes eventos nas ruas, teremos que lidar com o meio virtual. Embora mais distante fisicamente, ele é, sem dúvida, um espaço democrático e com possibilidade de alcance incalculável.

Para os candidatos que se iniciam agora nesse universo político, este pode ser um ponto positivo, uma vez que eles tendem a ter mais facilidade em se adaptar ao meio virtual. Já os integrantes da velha guarda precisarão se adequar ao meio virtual sob pena de caírem no esquecimento, justamente pela impossibilidade de realização dos grandes encontros presenciais.

Isso pode não parecer muito, mas é uma grande e importante mudança. Ninguém esperava que uma pandemia tivesse reflexos em áreas tão distintas do nosso cotidiano, com prejuízos, reflexões, mas, principalmente, a criação de novas formas de fazer. Se adaptar a esse novo tempo é fundamental para que a classe política não perca a oportunidade de bem representar e executar o que desejam aqueles que os elegeram.

No meio de tantos afazeres de quarentena, é importante já nos atentarmos a acompanhar os trabalhos que vêm sendo feitos por nossos políticos. É super importante que todos entendamos a necessidade de uma renovação política, pois é ela que nos dará a esperança de poder acreditar novamente em nossa sociedade e em nossos representantes.

Dito isso, só o tempo dirá o que nos espera. 

 

O que você achou desse conteúdo?