Logo O POVO+
Rino Bonvini: Saúde mental em casa
Opinião

Rino Bonvini: Saúde mental em casa

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rino Bonvini
Padre, psiquiatra, missionário comboniano
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Rino Bonvini Padre, psiquiatra, missionário comboniano

O Brasil está vivendo a pior tragédia sanitária da sua história que chegou a ser denominada de genocídio. Quase cem mil mortos... cem mil famílias, parentes, amigos, tudo isso evoca um sentimento de profunda comoção. Mas também um sentimento de indignação provocado pela falta de empatia e pela incompetência que se manifesta até pela ausência de um ministro da Saúde. Neste contexto, o medo, a insegurança, a dor das perdas, facilitam a proliferação de uma epidemia oculta, com um aumento exponencial dos problemas de saúde mental e psiquiátricos.

O Movimento Saúde Mental (MSM) atua no bairro Bom Jardim desde 1996 e desenvolveu a Abordagem Sistêmica Comunitária, uma metodologia multidisciplinar reconhecida hoje internacionalmente como inovação em saúde mental. Com a pandemia de Covid-19, as atividades foram criativamente reorganizadas online, facilitando o isolamento físico, imprescindível para conter as graves consequências da doença que também provoca um aumento de distúrbios psiquiátricos como ansiedade, pânico, depressão e abuso de drogas.

A plataforma virtual deste programa inovador em parceria com a Fiocruz, oferece várias propostas terapêuticas como: plantão psicológico, grupos terapêuticos, sessão de vídeos, podcast, meditação virtual, e chatbot, entre outras, disponíveis nos aplicativos do MSM. Uma oportunidade para cuidar do sofrimento psíquico e existencial e prevenir o desenvolvimento do transtorno pós-traumático de estresse. O MSM continua se movimentando e renovando, contribuindo para gerar uma pandemia de solidariedade, para com as pessoas que neste momento histórico particularmente difícil necessitam de apoio e suporte terapêuticos. 

 

O que você achou desse conteúdo?