Logo O POVO+
Sabrina Montenegro: A mentalidade e o novo normal
Opinião

Sabrina Montenegro: A mentalidade e o novo normal

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sabrina Montenegro
Diretora do Método Supera, em Fortaleza
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Sabrina Montenegro Diretora do Método Supera, em Fortaleza

Estamos vivendo um momento no qual não estávamos preparados. Pensávamos ser impossível uma mudança tão brusca na vida das pessoas. Pois bem, o imprevisível aconteceu! E a partir de então, as inquietações são diversas: como lidar com tudo isso? Como levar a vida nesta nova realidade?

Certamente, as respostas a estas perguntas não são simples. Cada ser humano se comporta de forma única, tendo em conta as suas crenças, sua forma de pensar, de sentir e de agir, que chamamos de mentalidade. Segundo pesquisas no campo do Psicologia Positiva, há basicamente dois tipos de mentalidade: a fixa e a de crescimento.

No primeiro tipo, a crença é de que nascemos com talentos inatos, quase prontos, e sem muito espaço para o aprimoramento. Na mentalidade fixa, a pessoa busca constantemente provar seu valor para si mesma e para os demais e por isso o erro é visto como fracasso e um atestado de incompetência definitivo, podendo levar a pessoa a desistir dos seus sonhos.

Por outro lado, a mentalidade de crescimento é baseada na crença de que a pessoa pode cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços. As situações problemáticas são vistas como oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem. O erro e o fracasso são vistos como transitórios. Assumir riscos, ousar e buscar novos caminhos são combustíveis para alcançar as metas e sonhos.

Voltando para nossas perguntas iniciais, que tipo de mentalidade parece ser melhor neste "novo normal"? Certamente, a mentalidade de crescimento, pois embora a mentalidade seja construída por cada um, ela pode ser desenvolvida. É possível adotar cada vez mais uma mentalidade de crescimento, de forma consciente e intencional. 

 

O que você achou desse conteúdo?