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Paulo Ferreira: Significado do Fundeb para os professores
Opinião

Paulo Ferreira: Significado do Fundeb para os professores

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Tipo Notícia Por
Paulo Ferreira 
Geógrafo e professor da rede municipal de educação de Fortaleza 
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Paulo Ferreira Geógrafo e professor da rede municipal de educação de Fortaleza

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) representa para os professores a melhoria evolutiva da qualidade da educação básica, ou seja, valorização gradual e contínua de toda a rede de ensino; das creches, escolas de ensino fundamental e médio.

Na prática, o Novo Fundeb representa melhorias em todo o contexto escolar, por exemplo, espaços com laboratórios, bibliotecas, quadra poliesportiva, ajuda também a melhorar a remuneração salarial que garante ao professor; formação de qualidade, transporte, saúde, qualidade de vida. Outras melhorias são possíveis; como projetos e programas educacionais, incentivo e desenvolvimento institucional. Em suma, deve ser o vetor de equidade e qualidade educacional.

O Fundeb permanente aprovado, ainda não é o desejado, é o possível, o que precisamos vai além dos 23% até 2026 de contribuição da União, o que vislumbramos são recursos próximo de 40% por parte da União, tanto na pasta da Educação como em setores complementares, em tecnologia, inovação, saúde (psicossocial), esporte e assistência profissional.

Os desafios da revolução educacional são gigantescos, melhorar a qualidade do aprendizado, diminuir a evasão, desenvolver a formação cidadã, socioemocional e trabalhar a profissionalização dos brasileiros são os maiores obstáculos dos educadores. Porém, o Fundeb Permanente traz avanços a comemorar, sendo eles, I - remodelagem do Custo Aluno Qualidade (CAQ), II - maior quantidade dos recursos, 23% até 2026 e III - sua efetivação e permanência Constituição Federal.

Esses avanços geram responsabilidades, a priori, melhor formação e qualificação dos conselhos escolares, compromisso em gerir e fiscalizar os novos recursos visando qualidade do ensino, essas diretrizes precisam ser o norte no dia a dia escolar. Não podemos esquecer, que além do Fundeb, outras lutas continuam, por ampliação da efetivação dos professores substitutos, por escolas em tempo integral, melhores livros didáticos, por alimentação, saúde e transporte escolar de qualidade. 

 

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