O mundo globalizado proporcionou uma evolução muito rápida de novas tecnologias, colocando à disposição da sociedade ferramentas modernas de comunicação. O uso da rede mundial de computadores, antes restrita a pessoas com alto poder aquisitivo, foi socializada e está atualmente à disposição de considerável parcela da população. A internet tem o potencial de interligar computadores e pessoas na velocidade de um clique.
O comércio eletrônico e as transações online tiveram crescimento exponencial, fato este ainda mais estimulado pelo uso dos smartphones que, por seu custo menor, atinge camadas da população de baixa renda. Essas facilidades vêm despertando nos criminosos um nicho de oportunidades para praticar os mais diversos tipos de delitos utilizando a internet, tais como: sequestro de banco de dados, incitação ao ódio, racismo, pornografia infantojuvenil e outros.
Diante deste contexto e alinhado com o que preceitua o artigo 4º da Lei nº 12.735/12, o governador Camilo Santana enviou à Casa Legislativa um projeto de indicação que propõe a criação, na estrutura da Polícia Civil do Estado do Ceará, a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Com esse equipamento, a Polícia Judiciária do Estado será dotada de uma estrutura tecnológica moderna e profissionais treinados com a missão precípua de investigar e prender os criminosos virtuais que pensam estar acobertados pelo manto do anonimato.
Em outro viés, o equipamento possibilitará que a Polícia Civil promova a integração e intercâmbio técnico com instituições nacionais e internacionais e ainda celebrar convênios visando obter subsídios técnicos e recursos financeiros para o combate aos crimes praticados na rede.
A DRCC chega em boa hora. Nosso País ostenta números alarmantes nos registros de ataques nas mais variadas formas dos crimes virtuais. Dados compilados pela Fortinet, em 2019, revelam que no Brasil foram mais de 24 bilhões de tentativas de ataques, o que representa uma média de 65 milhões de tentativas ao dia. Somente com inteligência e investigação especializada poderemos reverter este cenário.