Logo O POVO+
Ana Márcia Diógenes: Entre felicitâncias, virtudes e forças
Opinião

Ana Márcia Diógenes: Entre felicitâncias, virtudes e forças

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ana Márcia Diógenes
Jornalista, especialista em Psicologia Positiva e militante da felicitância
 (Foto: Igor Barbosa/Divulgação)
Foto: Igor Barbosa/Divulgação Ana Márcia Diógenes Jornalista, especialista em Psicologia Positiva e militante da felicitância

O ser humano, quando nasce, é uma história a ser escrita. A composição da pessoa que ali está se formando é influenciada por pensamentos, palavras e ações, desde a sua gestação. Imaginar-se em constante construção nos dá responsabilidade sobre quem somos e em quem estamos nos transformando.

Como admiradora desta construção, desenvolvi, a partir de um livro que escrevi sobre gentileza, o conceito de felicitância, que é o gostar do processo de viver, refletir, ajustar-se e celebrar.

Ser felicitante é permitir-se reconhecer e conviver com dores e prazeres que a vida traz, e seguir. Esta permanência interior é fundamental para lidarmos melhor com nossos sentimentos.

Nessa busca, durante especialização em Psicologia Positiva, me aprofundei nos conceitos de virtudes e forças de caráter. Pesquisa de Martin Seligman e Christopher Peterson, de 2004, envolvendo 55 estudiosos, indicaram consenso nas seis virtudes mais valorizadas no mundo: sabedoria e conhecimento, coragem, amor e humanidade, justiça, temperança e transcendência.

Cada virtude tem forças de caráter a ela relacionadas: são 24 forças. Temperança, por exemplo, tem como forças o autocontrole, humildade, perdão e prudência. Forças de caráter são caminhos para as virtudes. Ao longo das experiências vividas, algumas dessas forças se tornam mais características de uns ou de outros.

É possível fazer um teste gratuito e descobrir suas forças. As cinco primeiras forças indicadas no teste são as nossas forças de assinatura, as que mais nos representam.

Somos pessoas que se constroem por toda a vida. Mas sabemos que recebemos influência da família, amigos e escola. Quanto mais essa rede de influência implicar-se no desenvolvimento de virtudes e forças, mais felicitante fica o livro pessoal e coletivo de cada um.

Para contribuir nessa busca, foi lançado esta semana o projeto Virtudes e Forças de Caráter - Conhecer para se conhecer, com especialistas abordando o tema e textos. Te convido a conhecer o projeto: @felicitancias (Instagram), Felicitâncias (Facebook) e felicitancias.wordpress.com (blog). É só seguir as felicitâncias. 

 

O que você achou desse conteúdo?