Logo O POVO+
Domingos Neto: A cultura da tecnologia veio pra ficar
Opinião

Domingos Neto: A cultura da tecnologia veio pra ficar

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Domingos Neto
Deputado federal (PSD-CE)
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Domingos Neto Deputado federal (PSD-CE)

A expressão "novo normal" usada no início da pandemia virou sinônimo de tudo que mudaria enquanto nos obrigamos a conviver com a Covid. Na política, essa realidade chegou com as convenções partidárias. Aqui no Ceará, percebemos uma variedade de estilos de eventos virtuais para realizar os encontros. Todas elas tiveram um denominador em comum: a persistência dos filiados e militantes para realizar um evento de qualidade com respeito às regras eleitorais respeitados os decretos do governo.

Em Tauá, a convenção do PSD contou com um modelo híbrido. No auditório, estavam os pré-candidatos, lideranças partidárias e convencionais. Em diversos distritos e na sede do município, as torcidas dos pré-candidatos a vereador mostraram apoio por meio de uma chamada de vídeo transmitida diretamente no evento. O senador Cid Gomes participou ao vivo direto de sua casa em Fortaleza.

As convenções dos demais partidos em lives, com vídeos pré-produzidos e algumas 100% online também mostram que a inovação veio pra ficar. É a prova de que o talento do nosso povo para a tecnologia está se enraizando na cultura. Tenho certeza que com os investimentos necessários e trabalhando a boa política, é possível alavancar esse potencial, superando a crise econômica trazida pela pandemia.

Ainda temos 31,1% da população do Estado sem acesso à internet. Isso não significa só exclusão educacional. O problema é também de acesso a recursos econômicos. Exemplos de outros países nos mostram que as economias tecnológicas e criativas podem transformar desertos e locais de clima quente nas maiores economias do mundo. É o que a gente vê na Califórnia, com os negócios do Vale do Silício e a indústria do cinema em Los Angeles.

Nós sabemos que o cearense tem inteligência e vontade de trabalhar para capitalizar economicamente em qualquer ramo da economia que se propõe. Para garantir o desenvolvimento falta, ainda, investimento e atenção política. É o que bons prefeitos tentam fazer levando parcerias público-privadas para os municípios e que nós deputados buscamos com recursos de investimentos federais.

Em Tauá, por exemplo, o projeto Cidade Digital levou internet gratuita e de qualidade para toda a população. Chegou a ganhar o primeiro lugar no Concurso Nacional do Sebrae. 

 

O que você achou desse conteúdo?