Nenhuma instituição de ensino do mundo estava preparada para enfrentar os desafios da pandemia: de Harvard à escola de bairro do interior do Brasil, todos tiveram que se reinventar.
Na hora que tudo começou não se sabia o tamanho do enfrentamento, nem no âmbito pessoal nem no âmbito profissional, não sendo diferente com as instituições de ensino. Após um cenário de incertezas, agora o complexo dilema é o processo de volta às aulas.
Nesse cenário ainda de incertezas, embora menores, certo é que o retorno almejado não pode ser 100% presencial, e, que, por um bom tempo, teremos a realidade do sistema híbrido como solução intermediária.
A dinâmica adaptativa do ser humano demonstrou que quase quatro meses em aulas virtuais foram suficientes para verificar que a metodologia funciona bem para o ensino superior e ensino médio, embora nem tanto para o ensino fundamental e o ensino infantil, uma vez que, por mais que as escolas fundamentais e infantis tenham-se reinventado, pois no lúdico a interação social é mais necessária na formação dos pequenos.
Já no ensino superior, há mais casos de sucesso do que de fracasso. A necessidade e o nível maior de amadurecimento dos alunos desembocaram em soluções rápidas que atenderam a ausência do presencial, com aulas ao vivo que permitiram a troca de experiências teóricas e práticas tão importantes nesta formação.
E, agora, está chegando a hora de voltar… a indagação é de como será a sala de aula, que não será a mesma até a vacina chegar. Temos uma certeza: a maioria dos estudantes sente falta da sala de aula física, abraçar o colega, cumprimentar calorosamente o professor e até mesmo sofrer no dia da prova sabendo que poderia ter estudado mais.
Por óbvio, o calor humano não poderá ser o mesmo de antes, mas o retorno às aulas, embora híbrido, decerto servirá para aliviar um pouco a ansiedade. O desafio é grande, mas a vontade de que o "novo normal" se transforme em "nosso normal" é maior ainda. Com isso, não tenho dúvidas que todos os envolvidos, escola, professores e alunos não medirão esforços em busca da excelência do ensino.