Logo O POVO+
José Henrique Nascimento: O que chama a atenção nos números do Ceará?
Opinião

José Henrique Nascimento: O que chama a atenção nos números do Ceará?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jose Opiniao (Foto: Jose Opiniao)
Foto: Jose Opiniao Jose Opiniao

A partir de uma iniciativa do Centro de Liderança Pública (CLP) que já perdura há nove anos, o Estado do Ceará foi avaliado como o mais bem colocado da região Nordeste, e o 10º melhor estado do País. Se trata do Ranking de Competitividade dos Estados, uma ferramenta de gestão pública que compara os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal em 73 diferentes indicadores, nos quais avaliam o desempenho dos entes em números que mensuram a qualidade da educação, saúde e segurança pública, índices ambientais, sociais e fiscais, entre outras variáveis que dizem muito sobre o dia a dia dos cidadãos.

O levantamento congrega indicadores extraídos das bases de dados públicas, divididos em dez pilares, e o Ceará chama a atenção positivamente em dois destes: Solidez Fiscal (4ª colocação geral) e Educação (5ª colocação). Os resultados demonstram a capacidade do Estado de realizar uma boa gestão das contas públicas e melhorar continuamente em educação, se consolidando enquanto referência nacional neste tema.

Ao mesmo tempo, existe um esforço por parte do Estado no que diz respeito às ações de segurança pública, principalmente no combate ao crime organizado. O Estado melhorou nos indicadores de óbitos e roubos totais por 100 mil habitantes, subindo 9 e 11 posições respectivamente, segundo dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

No entanto, quando observamos os números referentes ao Sistema de Justiça, o Estado é o 26º em Mortalidade Precoce (mortes dos jovens de 15 a 29 anos por causas externas), 26º em Presos sem Condenação (encarcerados que não tiveram seu processo julgado), 25º na população prisional acima do número de vagas disponíveis, 22º em Produtividade do Judiciário e 20º em Eficiência do Judiciário.

Em termos práticos, os números mostram que graças a ineficiência do Sistema de Justiça, jovens estão sendo mais presos e mortos, com uma capacidade prisional que não suporta o desempenho da Segurança. Este resultado exige articulação e diálogo entre poderes e órgãos vinculados a este sistema que, segundo os números, é o principal desafio do Ceará. n

 

O que você achou desse conteúdo?