Logo O POVO+
Ricardo Cavalcante: Em defesa do sistema indústria
Opinião

Ricardo Cavalcante: Em defesa do sistema indústria

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ricardo Cavalcante
Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Ricardo Cavalcante Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec)

A promoção da competitividade da indústria brasileira, influenciando a criação de um ambiente favorável aos negócios e estimulando o desenvolvimento humano e tecnológico, é o propósito primeiro que nos move como sistema.

Acreditamos na força da indústria como instrumento do desenvolvimento socioeconômico dos municípios, dos estados, do País, não apenas por sua imensa capacidade de geração de empregos, mas, também, por ser um fator de integração entre as demais cadeias produtivas da economia, do agronegócio ao comércio e serviços.

O nosso trabalho como sistema, envolve uma rede de caráter nacional, que congrega 1.280 sindicatos patronais e conta com o suporte do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que trabalham de forma integrada, apoiados estrategicamente pelas federações estaduais da indústria dos 26 estados e do Distrito Federal, sob a liderança da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Toda essa estrutura está voltada para a promoção continuada de ações de educação básica, formação profissional, capacitação empresarial e desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas às indústrias. A defesa e promoção de políticas públicas que favoreçam o empreendedorismo e valorizem a produção industrial é também objeto da nossa atuação.

No Ceará, a Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) congrega 40 sindicatos, cujo trabalho está assentado na agregação de valor às nossas linhas de produção, na promoção da inovação no ambiente das nossas empresas, na ampliação da competitividade em âmbito regional, nacional e internacional das nossas indústrias. Respondemos por 296.734 empregos diretos, distribuídos em 13.515 estabelecimentos industriais, que juntos movimentam R$ 22,2 bilhões na estrutura econômica do Estado. Nossos produtos são exportados para 138 países, numa movimentação que representa US$ 1,27 bilhões na balança de exportação.

Portanto, ao defendermos o sistema indústria cearense, estamos defendendo um verdadeiro patrimônio socioeconômico do nosso Estado. 

 

O que você achou desse conteúdo?