Logo O POVO+
Átila Gomes Ferreira: Diálogo para um jovem advogado
Opinião

Átila Gomes Ferreira: Diálogo para um jovem advogado

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Átila Gomes Ferreira	
Diretor Adjunto para a Jovem Advocacia da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE)
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Átila Gomes Ferreira Diretor Adjunto para a Jovem Advocacia da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE)

Curioso destacar que, há bem pouco tempo, estaríamos nós, recém bacharéis do curso de Direito, projetando o nosso futuro, criando aspirações quase pré-definidas, aguçadas por um sonho em exercer o mister profissional, dentre aquela que seria a profissão compromissada com responsabilidade técnica e ética, em cujos desafios restariam inimagináveis.

A bem da verdade, os sonhos, muitas vezes, tornam-se pesadelos, somadas ao medo, à incerteza, à fraqueza em achar que não será capaz, vindo na contramão do plano almejado. É neste desafio hercúleo, a necessidade de criarmos novas habilidades para o enfrentamento desta incerteza. A caminhada será sempre ao sol, já lhes digo, torturante até chegarmos ao paraíso, caso possamos chegar lá!

A reflexão não é para desanimar, ao invés, incorre como espelho e atenção para que sejamos honestos com nós mesmos, a ponto de levarmos a compreensão de que nenhuma carreira profissional será construída em curto espaço e sem o justo motivo. Sucesso está contido nas páginas do dicionário após as palavras: comprometimento, estudo, persistência, qualificação e resiliência. Muitas são as perguntas, para poucas respostas: e agora?

Tamanho esforço será combustível para empreender ainda nesta carreira tão apaixonante. Daí sem perceber, nossa carreira vai sendo construída, em um passo por vez.

Não seria clichê afirmar que estamos no mesmo barco e, certamente, diante das mesmas oportunidades e desafios. É simplesmente um ponto de vista. Parafraseando Francisco Müssnich em sua obra Cartas a um jovem advogado, que desde logo lhes recomendo, a pessoa autoconfiante transmite seriedade e determinação. Seja você mesmo o principal motivador para o seu sucesso! 

 

O que você achou desse conteúdo?