O racismo configura uma das graves violações de direitos humanos. A falsa promessa liberal confirma uma visão tradicional de direitos humanos marcada pelo universalismo e abstracionismo. Considera igualdade, liberdade e fraternidade para todos, pressupõe que todos são tratados de forma igual, solidária e fraterna, desconhecendo os tensionamentos, como os conflitos raciais existentes entre os diferentes grupos étnicos.
Torna-se urgente uma teoria crítica dos direitos humanos que não mais ignore a raça, diante da negligência e a marginalidade em relação à igualdade racial dentro da agenda global de direitos humanos. A raça, embora não tenha sustentação biológica, funciona como fator de classificação dos seres humanos, denotando hierarquias raciais naturalizadas que afetam suas vidas nas relações interpessoais e institucionais. Os indígenas, a população negra, povos e comunidades tradicionais são os mais atingidos pelo racismo no Brasil, excluídos da tomada de decisões e da produção de conhecimentos sobre direitos humanos. A raça é um elemento estruturante de como direitos são historicamente concebidos, negados e usufruídos de forma desigual.
A sociedade brasileira é campeã em desigualdades socio raciais. Estes cenários de racismo e desigualdades se acirraram no contexto atual da pandemia da Covid-19 para os grupos étnicos marcados pela vulnerabilidade social e econômica. Tais fatos colocam grandes desafios para os anos seguintes. Precisamos incluir na agenda dos direitos humanos as experiências, os conhecimentos e perspectivas dos grupos racialmente subordinados, efetivar sistemas de proteção social e os direitos humanos. Será necessário construir uma ambiência democrática, propulsora de reconhecimento étnico, de justiça racial e de desenvolvimento inclusivo sustentável.
A questão racial perpassa, de modo estrutural e interseccional, o campo de direitos humanos. O trabalho de alcançar a igualdade racial deve ser feito por todos, em particular com a participação dos sujeitos que sofrem a discriminação racial, cujos direitos humanos são violados. Não teremos paz, justiça e humanidade enquanto perdurar o racismo.