Logo O POVO+
Consórcio Nordeste: união com resultados
Opinião

Consórcio Nordeste: união com resultados

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Wellington Dias, governador do Piauí (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Wellington Dias, governador do Piauí

Criado em março de 2019, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, Consórcio Nordeste, é uma iniciativa inovadora de união jurídica que permite que os nove estados da região possam trabalhar em uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento da região. Por meio dele, os estados planejam de forma unificada aquilo que cada estado fazia isoladamente, às vezes, parecendo uma concorrência, dentro do próprio Nordeste.

A união dos estados do Nordeste facilita a atração de investimentos internacionais e obtenção de economia em compras públicas unificadas,realização de estudos técnicos e pesquisas. E inda, o Consórcio Nordeste tem poder de ampliar ações conjuntas que já estavam em desenvolvimento.

Dezoito meses após sua criação, o Consórcio Nordeste é a prova de que união espontânea de estados, que, embora com suas particularidades têm muito em comum, dá resultados concretos.

Criamos a PrevNordeste que, de forma moderna e eficiente, garante tranquilidade aos servidores públicos dos nove estados sobre aposentadorias e pensões. Aprovamos a integração de todas as forças de segurança e inteligência do Nordeste, fundando a Inteligência Nordeste, e já colhemos resultados na redução de homicídios e outros crimes, contribuindo com cerca de 90% da redução da criminalidade do Brasil em 2019.

Um exemplo da cooperação do Consórcio Nordeste aconteceu quando Piauí e Ceará atuaram juntos na área de segurança em dois casos de grande repercussão: os ataques de facções em Fortaleza e os assaltos a dois bancos em Campo Maior (PI). O Piauí mandou policiais para atuarem no Ceará em áreas como inteligência. Quando precisamos, depois dos assaltos em Campo Maior, eles nos apoiaram com helicóptero,equipamentos e pessoal. Um exemplo de integração.

Aprovamos também o Sistema Unificado e Centralizado de Compras do Nordeste, que obteve seu primeiro êxito em novembro do ano passado, quando gerou uma economia de quase R$ 50 milhões na licitação conjunta para a compra de remédios envolveu a aquisição de 10 itens componentes especializados da assistência farmacêutica.

Ainda na área de saúde, criamos em abril deste ano, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste para a Covid-19, integrado por representantes de todos os estados da região e assessorados por cientistas e médicos de outras regiões do País e do exterior, com missão de reunir informações para orientar e articular as ações dos estados e municípios para o combate à pandemia de covid-19.

O site https://www.comitecientifico-ne.com.br disponibiliza informações sobre o coronavírus por estado e municípios nordestinos,além do restante do País.

O Comitê permitiu ainda o desenvolvimento do aplicativo Monitora Covid-19, que possibilita o registro e acompanhamento de pessoas com suspeita da doença e informações importantes para prevenção e cuidados. Por meio do app, conseguimos frear o avanço da Covid-19 no Piauí.

Acreditamos que o Consórcio Nordeste deve atuar de forma permanente, mesmo ao fim do mandato dos atuais governadores. Como uma política de estado, a região Nordeste tem muito mais a ganhar. n

 

O que você achou desse conteúdo?