Logo O POVO+
Paulo Jr. Pinheiro: Comunicação e planejamento
Opinião

Paulo Jr. Pinheiro: Comunicação e planejamento

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Paulo Jr. Pinheiro (Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal Paulo Jr. Pinheiro

Quantos negócios descontinuaram as atividades ou mexeram na rotina, devido ao impacto global e imprevisível da pandemia? Faço menção ao cenário, para tratar de uma discussão fundamental nesta época do ano: o tempo que precisamos dedicar para planejar.

Sim, chegamos ao período em que avaliamos o ano que finda e começamos a estruturar e documentar os objetivos e os planos tático e operacional, para cumprir com estes objetivos no ano que vem. Um dos documentos é o plano de comunicação, que registra como se dará o relacionamento com os públicos de interesse.

Tenho ouvido de algumas organizações que se torna quase impossível planejar, já que continuamos em ambientes cuja imprevisibilidade prevalece. Entendo os argumentos, mas tenho reforçado, de maneira mais veemente, que precisamos sim planejar. No caso da comunicação, mais do que isso: precisamos priorizar o planejamento.

Foi na comunicação, ancorada na construção de mensagens adequadas ao contexto, no emprego da empatia e da transparência, que superamos muitos desafios. E este continua sendo o caminho.

Vai dar mais trabalho planejar? Vai porque teremos que ampliar cenários, criando alternativas que deem conta da manutenção das restrições ainda vividas ou nos aproximem de realidades mais saudáveis, com a ampliação das possibilidades de estabelecer pontos de contato com quem nos interessa conversar.

Não podemos negar, e este é o momento para se falar sobre isso, que erramos e acertamos, mas, acima de tudo, aprendemos muito este ano. E é olhando para isso, que conseguiremos vislumbrar um 2021 melhor.

Mantenhamo-nos atentos ao contexto, aos números da pandemia e, principalmente, às pessoas. Ou seja, privilegiando o planejamento. n

O que você achou desse conteúdo?