Logo O POVO+
Pedro Prudêncio: PIX: comemore, mas tenha cuidado
Opinião

Pedro Prudêncio: PIX: comemore, mas tenha cuidado

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pedro Prudêncio, especialista em segurança digital e sócio-fundador da Morphus Segurança da Informação (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Pedro Prudêncio, especialista em segurança digital e sócio-fundador da Morphus Segurança da Informação

Transferir dinheiro entre qualquer banco, de forma instantânea, de graça e em qualquer dia e horário? O que até pouco tempo parecia um sonho distante, agora é realidade com o PIX, novo sistema de pagamentos brasileiro. Gratuito, ele promete facilitar as operações financeiras. E para isso basta cadastrar uma chave, que identificará unicamente cada uma de suas contas. CPF, e-mail, número de telefone ou sequência numérica aleatória. Uma dessas informações apenas.

Mas, diante da facilidade, surge a questão: o PIX é seguro? O Brasil tem um dos sistemas bancários antifraudes mais avançados do mundo.

Então por que eu precisaria me preocupar, você pode se perguntar. Porque esse sistema de segurança se desenvolveu em virtude do cenário de fraudes que, infelizmente, também é o mais criativo do mundo e gera prejuízos astronômico para os bancos, ou melhor, para você, que é quem paga a conta.

O PIX quando ainda em fase de testes fora utilizado - pelo menos em seu nome - na aplicação de milhares de golpes. O cadastramento das chaves do PIX foi alvo de phishing, uma técnica de fraude online que consiste no envio de mensagens falsas com objetivo de coletar senhas de banco ou informações pessoais.

Portanto comemore, porém atenção para as seguintes questões: não acesse links encaminhados por e-mails, postagens em mídias sociais ou SMS provenientes de pessoas e órgãos estranhos, só faça o cadastro no site do seu banco, ou nos seus aplicativos baixados das lojas oficiais, prefira chaves com sequência numéricas aleatórias ou e-mail, apesar de também ser considerado um dado pessoal pela recém vigorada Lei Geral de Proteção de Dados, é mais seguro do que CPF e desconfie de tudo. Sempre. n

O que você achou desse conteúdo?