Logo O POVO+
Roberto Macêdo: Critérios para votar bem
Opinião

Roberto Macêdo: Critérios para votar bem

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Roberto Macêdo
Empresário
 (Foto: Camila de Almeida/ O POVO)
Foto: Camila de Almeida/ O POVO Roberto Macêdo Empresário

Passado o primeiro turno das eleições para o executivo e o legislativo municipais de Fortaleza,onde cada eleitor votou de acordo com os seus interesses e preferências políticas, restam dois dos dez candidatos a prefeito da nossa capital para a escolha em segundo turno, que ocorrerá no próximo domingo, 29. A responsabilidade aumentou e é maior o dever de buscarmos informações mais concretas e de refletir mais profundamente sobre o nome que vamos chancelar na urna.

São muitos os pontos a considerar sobre cada um dos dois candidatos: traços de personalidade, intenções declaradas, plano de governo, trajetória política, pessoal e profissional e, claro, capacidade administrativa. O exame atento da estrada percorrida pelos candidatos é fundamental, haja vista que atitudes e realizações falam mais do que discursos, e o que já foi feito não dá para mudar.

Para chegarmos àquele candidato que melhor se enquadre e que possa trazer melhores dias para a nossa cidade, com melhores regras de convivência e liderança aglutinadora, cabe a cada um de nós definir quais os critérios que

adotamos para votar bem. Há dez anos, em artigo neste O POVO (28/07/2010), lancei mão de uma forma de avaliação baseada na experiência empresarial, que é o critério dos 3Cs: Caráter, Compromisso e Competência, imaginando que algo semelhante possa ser útil se aplicado ao processo eleitoral.

O raciocínio é o seguinte: no que se refere ao "C" de Caráter, convém que façamos um exame da conduta do candidato na vida pública, particular e profissional; quanto ao "C" de Compromisso, vale esmiuçar toda a trajetória de engajamento de cada um nas coisas que abraçam e nas atividades que exercem; e, tendo em conta a função pública a que se propõe ocupar, é básico que se analisem as aptidões comprovadas dos postulantes para assegurar o "C" da Competência no exercício do mandato de prefeito.

Ao praticarmos o nosso dever democrático de escolha no segundo turno, não esqueçamos, portanto, de votar no candidato testado e aprovado nos critérios dos 3Cs: Caráter, Compromisso e Competência. Bom voto! 

 

O que você achou desse conteúdo?