Logo O POVO+
Gal Kury: Descontruindo Amélia*
Opinião

Gal Kury: Descontruindo Amélia*

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Gal Kury, consultora de marketing e professora universitária (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Gal Kury, consultora de marketing e professora universitária

Nos últimos anos 10 anos muito se tem falado em conceitos importantes que trazem à luz uma história de desigualdade e desinteligência ao buscarmos colocar homens e mulheres em pé de igualdade.

Em todas as esferas, e sistematicamente, mulheres são desacreditadas, subservientes, e ensinadas desde cedo a entender o que "não pode, não deve, não lhe cabe". Somos educadas a acatar e normalizar que nosso lugar não passa da cozinha e cuidados com filhos. Que menina nunca teve seu "kit fogão e panelinhas"?

A questão é ratificar o fato de que a mulher pode ocupar todos os espaços que quiser, inclusive o doméstico, não apenas este.

Rita Lobo e Paola Carosella, são excelentes exemplos para o grande público, de pessoas que subverteram a normatização da mulher que fica na cozinha como alguém submisso. Elas escolheram por isso. Entenda aí a não-sutil diferença entre imposição e decisão.

Saindo da cozinha, falemos de salários! Um estudo do IBGE feito em 2018, mostrou que as mulheres brasileiras ganham, em média, 20,5% menos que os homens. Se falarmos em números mundiais, o cenário é sombrio: 51% de diferença salarial (Fórum Econômico Mundial). Joe Biden, o novo presidente dos Estados Unidos, assinou nas primeiras horas de governo uma resolução sobre a equidade salarial entre gêneros, mesmo que aquele país ocupe, segundo matéria da revista Forbes, a 5ª posição na lista dos mais desiguais.

Sobre comportamento, a batalha é grande. Mulheres firmes, com atitude e opinião são taxadas de loucas e histéricas. Este fenômeno denominado gaslighting, trata-se de abuso psicológico levando a mulher a duvidar de sua própria sanidade e capacidade. Alguns dirão "mas nem todo homem...". Peço silêncio. Esse é nosso lugar de fala! Kamala Harris, atual vice-presidente dos Estados Unidos, durante um debate com o opositor, ao ser interrompida abruptamente enquanto falava foi incisiva: "por favor, não me interrompa, eu estou falando."

Queremos de volta o que nos foi tomado desde que o mundo é mundo. "Nem serva, nem objeto, já não quer ser o outro. Hoje ela é um também". *

*Música da cantora Pitty 

 

O que você achou desse conteúdo?