Logo O POVO+
Helena Farias: Barreiras sanitárias e o turismo em Jeri
Opinião

Helena Farias: Barreiras sanitárias e o turismo em Jeri

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Helena Farias, pousada Capitão Thomaz (Foto: ARQUIVO PESSOAL)
Foto: ARQUIVO PESSOAL Helena Farias, pousada Capitão Thomaz

Uma medida aplicada pela Prefeitura de Jijoca estabeleceu barreiras sanitárias à Vila de Jeri, a fim de impedir aglomerações na região entre os dias 10 e 17 de fevereiro, durante o período que seria comemorado o Carnaval.

A decisão, quando considerado o número de casos no Ceará, é bem coerente com o que se espera ser feito em meio à pandemia como a que vivemos. É um momento que pede estratégias para inibir qualquer situação que coloque em risco a saúde coletiva, por isso, mesmo com a chegada da vacina, ainda sim deve-se criar mecanismos para conter o avanço da Covid-19, uma vez que o imunizante não está disponível para todos.

Estima-se que apenas em 2022 haja uma vacinação em massa no Brasil, de acordo com pesquisa do The Economist Intelligence Unit.

Apesar de não ser uma data tão distante, será mais demorado do que em países desenvolvidos, que preveem essa realidade ainda em 2021; e mais rápido do que em alguns países da África e da Ásia, com projeção apenas para depois de 2023.

Por isso, deve-se sim pensar em estratégias, principalmente em datas que seriam comemorativas e estão propensas a aglomerações. Entretanto, do ponto de vista de empreendedores que possuem hotéis e pousadas, o turismo perdeu com isso.

Devemos sempre prezar pela saúde e o acesso universal a ações que visem protegê-la, mas isso pode ser feito aliado a alternativas que não desmotivem a economia local de quem sobrevive do turismo, tão importante para a cidade e para aqueles que trabalham com ela.

Talvez criar barreiras sanitárias tenha sido uma medida extrema, já que desestimula os negócios do setor hoteleiro e surpreende turistas que não iriam para aglomerar. Poderia se pensar em uma fiscalização dos locais públicos ou até mesmo em medidas mais rígidas de controle nas áreas, mas sem impedir a entrada na cidade.

De fato deve-se voltar a atenção para a saúde pública e jamais negligenciar situações que possam implicar em um aumento de casos do novo coronavírus, entretanto, isso deve estar atrelado a alternativas possíveis para o setor hoteleiro, importante fonte de economia para a região de Jericoacoara

 

O que você achou desse conteúdo?