Logo O POVO+
Antônio Granja: A chegada das águas e de novos tempos
Opinião

Antônio Granja: A chegada das águas e de novos tempos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Antônio Granja deputado estadual (Foto: Roberio Lessa)
Foto: Roberio Lessa Antônio Granja deputado estadual

"Para muitos, a chegada as águas do Rio São Francisco ao açude Castanhão é a celebração da segurança hídrica no abastecimento de água para Fortaleza e Região Metropolitana. Mas, para outros tantos, é a celebração de um triunfo, de um projeto ousado que começou lá atrás.

E minha celebração é dessas. De quem nasceu na terra que deu lugar a construção do que hoje é um dos maiores reservatórios de água da América do Sul. De quem dirigiu a cidade - porque fui prefeito - durante as obras do Castanhão. De quem, como deputado estadual representou toda a região do Vale do Jaguaribe, como integrante da Comissão Especial do Projeto de Obras da Transposição do Rio São Francisco, na Assembleia Legislativa.

Não há como lançar mão das lembranças de tantas e tantas reuniões de Jaguaribara até Brasília, com moradores, trabalhadores, governadores à presidentes da República. Dos debates com grupos de trabalho dos municípios de Alto Santo, Morada Nova e Jagaretama que cederam terras para a nova cidade que surgia.

Se discutia desde valores de indenizações, a vizinhança, até as cores que dariam nova cara as residências em construção. Enfim, os sentimentos de quem viu toda a história acontecer e das memórias que carregamos jamais poderão ser descritas genuinamente na vasta literatura que há.

Mas o Castanhão surgiu. E hoje as águas que atendem projetos de irrigação piscicultura e de vaca leiteira também começam a atender com segurança o abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana, com a chegada das águas do Rio São Francisco. São mais 5 milhões de cearenses atendidos.

Há de se celebrar! Há de se agradecer! Há de se vislumbrar novos tempos! 

 

O que você achou desse conteúdo?