Logo O POVO+
Eudoro Santana: Viva Sousa Neto e Cid Gomes
Opinião

Eudoro Santana: Viva Sousa Neto e Cid Gomes

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Eudoro Santana 
Engenheiro, ex-deputado estadual e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor)
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Eudoro Santana Engenheiro, ex-deputado estadual e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor)

Por que este titulo? O assunto é a chegada das águas do rio São Francisco ao Castanhão no Ceará. O que aconteceu no inicio de março de 2021, é o coroamento da história de um sonho 180 anos de lutas, frustrações e esperanças. Começou em 1840, no Império, com D. Pedro II.

Embora seja uma obra para beneficiar o Nordeste semiárido, essa história, tem a marca do Ceará, talvez por ser o Estado mais seco da região. Quem deu o primeiro PASSO CONCRETO para a realização desta OBRA em 1847, foi Marcos Antônio de Macêdo, Intendente da Comarca do Crato, no Ceará, que propôs, oficialmente, a construção do CANAL à Dom Pedro II.

E quem deu o PASSO DEFINITIVO, foi também um cearense CIRO GOMES, ex-ministro da Integração Nacional do Governo do Presidente LULA, em 2004. Desta data quando foram apresentados os Estudos de Impacto Ambiental, foi Ciro quem peregrinou todo o Nordeste defendendo corajosamente a OBRA frente a grandes lideranças nordestinas que se opunham à ideia. Finalmente, em 2007 a obra é iniciada, ainda sob muitos protestos.

É evidente que no intervalo destes 180 ANOS, muitos outros grandes nordestinos e cearenses lutaram por esse obra.

Infelizmente , devido à PANDEMIA, as águas do Velho Chico chegaram ao Castanhão, sem a grande FESTA CÍVICA, merecida como se fez com a chegada da Energia de Paulo Afonso.

Mas, é IMPORTANTE E JUSTO, que a população cearense saiba - razão do título deste artigo- que as águas só chegaram agora no Castanhão devido a três (3) grandes cearenses. O Eng. SOUSA NETO, que idealizou o Projeto do CINTURÃO DAS ÁGUAS DO CEARÁ - CAC, ao ex-governador e eng. CID GOMES que acatou a ideia e imediatamente transformou em Projeto e iniciou a construção do CAC e ao Governador CAMILO SANTANA, que transformou o CAC na obra de prioridade número 1 do seu governo.

Não fora o idealismo, a competência e a CORAGEM CÍVICA destes 3 cearenses o Castanhão iria esperar ainda muitos anos para receber as águas do Velho Chico.

ENTENDA PORQUE 

grafico
grafico (Foto: grafico)

 

O que você achou desse conteúdo?